Raja Koduri não parece ver a AMD e NVIDIA como rivais à altura da Intel

Raja Koduri não parece ver a AMD e NVIDIA como rivais à altura da Intel! – Durante a conferência de investidores da Intel, o antigo ‘Boss’ da AMD Radeon, Raja Koduri, teve algumas coisas bem interessantes a dizer, em relação à concorrência!

Intel vs AMD e NVIDIA

Raja Koduri, Arquiteto de sistemas na Intel, e VP Sénior, analisou aquilo que a competição da Intel, está a preparar para o futuro da computação.

Ou seja, o engenheiro referenciou tanto a AMD como a NVIDIA, numa maneira indirecta, mas que foi óbvia para todos os presentes! Utilizando um gráfico com vários círculos, de forma a representar a Intel, AMD e NVIDIA.



Raja Koduri: “A AMD não tem um ecossistema significativo”

Portanto, o gráfico mostra no fundo, que para a Intel, tanto a NVIDIA como a AMD, não são grande concorrência!

Afinal de contas, a Intel está ativa em 9 mercados:

  • CPU
  • GPU
  • AI
  • FPGA
  • Interconnect
  • Memory
  • PC
  • Network
  • Datacenter

Por outro lado, temos os mercados das ‘Rivais da Intel’:

  • Cloud (AMD & NVIDIA)
  • PC (AMD & NVIDIA)
  • GPU (AMD & NVIDIA)
  • CPU (AMD)

Como dissemos em cima, Raja Koduri teve algumas coisas a dizer sobre o estado da AMD:

  • “Que eu saiba, a AMD não tem qualquer estratégia de memória ou de inter-conexão, além disto, o ecossistema de desenvolvimento é pequeníssimo.”

No entanto, considerando que Raja fazia parte da equipa que desenvolveu o ‘Infinity Fabric’, estas declarações acabam por ser contraditórias. Ainda assim, é verdade que o engenheiro pode estar a falar de coisas diferentes… Afinal de contas, se ele trabalhou na tecnologia, sabe bem o que se passa.

Como é que a AMD irá competir com a Intel?

Raja Koduri Intel

Assim, uma coisa é certa, com o atual crescimento da AMD, é notória a vontade da empresa ‘verde’ de competir com a Intel, de igual para igual.

Aliás, a responsável pelos processadores Ryzen e placas gráficas Radeon, está neste momento a preparar o lançamento de duas novas gamas de produto, que poderão causar um impacto tremendo no mercado… Os Ryzen 3000 e GPUs Radeon Navi.

Aliás, 2018 foi o primeiro ano de lucros para a AMD, em bastante anos de operações… E pelos vistos, estes lucros só vão aumentar no futuro imediato. Visto que os yields da arquitetura Zen 2, ronda os 70%. (O dobro dos yields da Intel, nos servidores topo de gama, para servidores)

Conclusão

Em suma, parece que apesar de todas as dificuldades dos últimos tempos… A Intel se está a preparar para um futuro de domínio, em todas as áreas da computação moderna.

Portanto, a AMD e NVIDIA que se cuidem!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Fim-de-semana doido na Netflix! Aproveite os novos projetos!

Mais uma semana, e mais uma catrefada de grandes projetos que chegaram à Netflix. E como tal, iremos revelar-lhe aqui mais em baixo alguns...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!