AMD Epyc

Como está a AMD no mercado, antes do lançamento dos Ryzen 3000? – A AMD teve um regresso ao sucesso extremamente interessante, desde que lançou os primeiros processadores Ryzen em 2017! Afinal de contas, a empresa que esteve 10 anos na sombra da Intel, tem passado os últimos 2 anos, a roubar quota de mercado, à gigante dos micro-processadores, responsável pelos Intel Core.

Como deve saber, os primeiros Ryzen, trouxeram consigo a arquitetura AMD Zen… Mas agora, que estamos prestes a receber os primeiros CPUs ‘Zen 2’ de 7nm, é espetacular ver a evolução da AMD no mercado, e até tentar perceber, como será o impacto dos Ryzen 3000.

AMD Ryzen 3000, Ryzen 3000 já

Portanto, de acordo com as estatísticas da firma Mercury Research (via ExtremeTech), a quota de mercado de processadores x86 da AMD, está agora nos 17.1% (Dados do primeiro trimestre de 2019), uma melhoria bastante significativa, em relação aos 15.8, do fim de 2018, e que equivale a uma subida de 4.9% (ano-após-ano)

A subida da AMD, não foi apenas no desktop!

A AMD também tem feito furos no mercado de portáteis, subindo dos 8% de início de 2018, para os 13.1% no primeiro trimestre do ano.



A única área em que vimos uma queda, foi mesmo o mercado de servidores… Que desceu dos 3.2% para os 2.9%. (No entanto, a AMD subiu muito, em relação ao início de 2018, e com a chegada dos novos Epyc, o caso deverá mudar de figura)

Estes números deverão mudar bastante até ao fim do ano, com a chegada da arquitetura Zen 2!

A AMD está prestes a lançar os seus primeiros processadores de 7nm ‘Zen 2’, para o mercado tradicional de Desktops. O que significa uma mudança de processo, dos 12nm da arquitetura Zen+, para os 7nm da nova arquitetura.

Entretanto, a Intel continua a tentar lidar com o seu processo de 10nm, em que os primeiros processadores de gama baixa, deverão chegar ainda em 2019, durante o mês de Junho. Dito isto, a rival da Intel, e ainda líder de mercado, apenas deverá passar para os 7nm, em 2021.

Em suma, a Computex 2019, está prestes a chegar! Por isso, devemos ficar a saber muitas novidades, acerca das novas ofertas da AMD, nomeadamente dos processadores Ryzen e EPYC.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai mudar para os novos processadores de 7nm da AMD? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.