Qual é real? A velocidade no Google Maps / Waze ou a do carro?

Se porventura anda muito de carro, já deve ter percebido que a velocidade que aparece no velocímetro do seu automóvel, ou mota, e a velocidade que aparece no Google Maps ou Waze nunca são as mesmas.

Pois bem, isto é normal, e na realidade até é suposto ser assim! Mas sabe qual é a velocidade mais real?

- Advertisement -

Qual é real? A velocidade no Google Maps / Waze, ou a do carro?

Interiores dos automóveis, germes carro, tira as manchas do banco, carro, interior, caixa negra

Portanto, quer tenha um carro recente ou mais antigo, a probabilidade de estar a usar o Google Maps, Waze, ou uma qualquer outra app de navegação GPS é realmente muito alta.

Por isso, vale a pena falar sobre o assunto da velocidade, porque aquela que aparece neste tipo de apps, e aquela que aparece no velocímetro do seu carro, nunca são iguais.

Isto é devido a dois coisas muito interessantes. Primeiro, o velocímetro nunca lhe mostra a velocidade instantânea real do seu veículo. Algo que acontece por design, e é regulamentado! Ou seja, existe uma margem de erro que todas as fabricantes cumprem. Pode saber mais acerca disto no link em baixo:

Ou seja, a velocidade que aparece no seu velocímetro é sempre ligeiramente um pouco acima da velocidade real em estrada. Algo interessante, porque mesmo que um condutor se distraia e ultrapasse um pouco o limite de velocidade… Não vê o flash de algum radar. (Isto a não ser que se distraia mesmo muito!)

Posteriormente, as apps de navegação como o Google Maps e Waze calculam a sua velocidade utilizando um sistema de GPS, que por sua vez rastreia a localização do seu veículo ao longo do tempo. Ou seja, a velocidade que aparece no ecrã do seu telemóvel, ou no ecrã do seu sistema de entretenimento (Android Auto /Apple Carplay) é muito mais precisa.

Em suma, a diferença entre o velocímetro do seu carro e ecrã do seu sistema de navegação não é um erro. É mesmo suposto acontecer! Além disso, na realidade, o número mais preciso é mesmo o do seu smartphone.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Já sabia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.