Qual é o grande impacto do ecrã OLED no iPhone?

Como deve saber, todos os iPhone 12 são agora equipados com um ecrã OLED, algo que já podíamos encontrar no iPhone X, iPhone Xs e iPhone 11 Pro, mas que ficou sempre de fora dos modelos mais baratos, nomeadamente o iPhone Xr e iPhone 11.

Dito tudo isto, é inegável que o ecrã OLED oferece um maior contraste e fidelidade de cor devido aos seus pretos reais e profundos. Afinal de contas, num ecrã OLED, todos os píxeis são independentes, e quando o ecrã apresenta uma imagem preta, desligam completamente, o que além de tudo o que já dissemos em cima, também resulta em alguma poupança de bateria.

Curiosamente, em imagens escuras que não sejam realmente pretas, o ecrã OLED também é capaz de poupar alguma bateria, devido ao uso de voltagens mais baixas no painel. Ou seja, mesmo que a imagem não seja completamente preta, seja apenas ‘escura’, continua a existir poupança de bateria.



Mas qual é a grande diferença para a bateria entre um iPhone com um ecrã OLED e outro sem ecrã OLED?

Pois bem, nada melhor que comparar o iPhone 12 ao iPhone 11, visto que ambos têm os mesmos exatos tempos de autonomia (números da Apple), mas um tem um ecrã OLED e o outro não.

Contudo, como temos de ter em conta que o iPhone 12 tem um SoC mais eficiente (5nm). Por isso, o canal PhoneBuff meteu um outro iPhone 12 à mistura, com o dark mode desligado, para perceber afinal o que o ecrã OLED vale.

Conclusão

OLED no iPhone

No fim do teste totalmente automatizado e completamente igual para os 3 aparelhos (iPhone 12 Dark Mode, iPhone 12 e iPhone 11), o iPhone 12 com o Dark Mode ativo teve uma vantagem de 13% na bateria. Entretanto, o iPhone 12 com o Dark Mode desativo acabou o teste com apenas mais 4% de bateria em relação ao iPhone 11.

Ou seja, o ecrã OLED em conjunto com o Dark Mode ativo, dá basicamente um ‘boost’ de 10% à autonomia do utilizador. Algo que poderá resultar em quase 2 horas de mensagens, 1 hora de YouTube, ou quase 90 minutos de navegação GPS.

Por isso, da próxima vez que estiver entre dois modelos muito similar, mas um tiver um ecrã OLED… Pense duas vezes!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também