A AMD está a preparar algo que pode deixar a NVIDIA a comer pó!

Sabe o que meteu a AMD à frente da Intel no mundo dos processadores? Foi o uso de chiplets! Foi desta forma que a gigante dos processadores aumentou massivamente o número de núcleos dentro do chip, sem gastar mundos e fundos em pesquisa e desenvolvimento.

Pois bem, parece que a AMD está pronta a fazer exatamente o mesmo no mundo das placas gráficas! Afinal de contas, temos agora alguns indícios de que a responsável pelas placas Radeon está agora a trabalhar em tecnologia GPU Chipset. Como é que sabemos isto? A AMD registou uma nova patente no dia 31 de Dezembro, a constatar isto mesmo.



A AMD está a preparar algo que pode deixar a NVIDIA a comer pó!

AMD NVIDIA comer pó

Portanto, a patente descreve um design GPU Chiplet que poderá mesmo trazer algumas dores de cabeça para a rival NVIDIA. Afinal, o design da AMD menciona uma linha de comunicação direta entre os chiplets e o próprio CPU, através de um ‘Crosslink’ passivo.

Em suma, estas novas placas gráficas deverão funcionar como os atuais System-on-a-Chip (SoC), que na verdade são apenas um conjunto de vários chips numa única die.

Entretanto, a NVIDIA também deverá estar a trabalhar em tecnologias similares… No entanto, ao contrário do que seria de esperar, a gigante verde do mundo gráfico optou por adiar a primeira arquitetura baseada neste tipo de design para apostar em ‘Ada Lovelace’, que é por sua vez uma nova versão daquilo que já conhecemos, na forma de um GPU monolítico.

Será que a AMD irá ser capaz de apanhar a NVIDIA de surpresa, tal e qual como apanhou a Intel em 2017?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!