Sabe o que meteu a AMD à frente da Intel no mundo dos processadores? Foi o uso de chiplets! Foi desta forma que a gigante dos processadores aumentou massivamente o número de núcleos dentro do chip, sem gastar mundos e fundos em pesquisa e desenvolvimento.
Pois bem, parece que a AMD está pronta a fazer exatamente o mesmo no mundo das placas gráficas! Afinal de contas, temos agora alguns indícios de que a responsável pelas placas Radeon está agora a trabalhar em tecnologia GPU Chipset. Como é que sabemos isto? A AMD registou uma nova patente no dia 31 de Dezembro, a constatar isto mesmo.
- (Especial) 5 razões para o lançamento antecipado do Galaxy S21!
- Transferências no MB Way são agora grátis (finalmente!) mas com limites
A AMD está a preparar algo que pode deixar a NVIDIA a comer pó!
Portanto, a patente descreve um design GPU Chiplet que poderá mesmo trazer algumas dores de cabeça para a rival NVIDIA. Afinal, o design da AMD menciona uma linha de comunicação direta entre os chiplets e o próprio CPU, através de um ‘Crosslink’ passivo.
Em suma, estas novas placas gráficas deverão funcionar como os atuais System-on-a-Chip (SoC), que na verdade são apenas um conjunto de vários chips numa única die.
Entretanto, a NVIDIA também deverá estar a trabalhar em tecnologias similares… No entanto, ao contrário do que seria de esperar, a gigante verde do mundo gráfico optou por adiar a primeira arquitetura baseada neste tipo de design para apostar em ‘Ada Lovelace’, que é por sua vez uma nova versão daquilo que já conhecemos, na forma de um GPU monolítico.
Será que a AMD irá ser capaz de apanhar a NVIDIA de surpresa, tal e qual como apanhou a Intel em 2017?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.