Como recuperar um OnePlus Nord N10 5G que deixou de funcionar

É algo quase inevitável. Muitas vezes e sem menos esperarmos o nosso smartphone deixa de funcionar. Embora muitas vezes isto se deva a falhas técnicas, noutras ocasiões deve-se mesmo ao utilizador e a algum processo que tentou executar. Aliás a situação que mais transforma smartphones em pisa papeis são updates de firmware falhados. Quando isto acontece temos de enviar o equipamento para a marca e na maioria dos casos pagar. Sim porque se tivermos culpa da falha não há garantia que nos valha. Felizmente um utilizador do XDA criou uma bela ferramenta que permite recuperar o OnePlus Nord N10 5G, mesmo que não ligue nem faça nada. O utilitário de flash de baixo nível (internamente conhecido como “MsmDownloadTool”) é uma alternativa menos demorada do que ter que enviar o dispositivo para a OnePlus.

Como recuperar um OnePlus Nord N10 5G que deixou de funcionar

como recuperar OnePlus Nord

Para além da ferramenta propriamente dita, o elemento Some_Random_Username do XDA forneceu também um tutorial muito bem elaborado sobre como usar a ferramenta de flash. No interior utiliza o modo de download de emergência (EDL) do Qualcomm para restaurar o firmware por defeito. Atenção que necessita de um PC com o Microsoft Windows 7,8, 8.1 ou 10. Isto porque esta ferramenta não é compatível com Linux e macOS. Caso o seu smartphone não apareça na ferramenta, também tem de descarregar e instalar um controlador Qualcomm compatível a partir do servidor de atualização da Microsoft.

Se o seu OnePlus Nord N10 5G já estiver em modo tijolo então quando o ligar a uma porta USB no seu computador deve surgir como “QDLOADER 9008” (ou “QHUSB_BULK”, se o controlador não estiver instalado corretamente) no Gestor de dispositivos. Para ativar manualmente o modo EDL, mantenha pressionados os botões de aumentar e diminuir o volume e ligue o smartphone ao PC.

como recuperar OnePlus Nord

Para além de colocar o equipamento a funcionar a ferramenta também pode ser usada para levar o equipamento para uma versão anterior do OxygenOS. Isto pode ser realmente útil. Sobretudo se uma atualização tiver com muitos bugs críticos.

Esta ferramenta está disponível para download aqui. Mais informações aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também