PS5 e Xbox Scarlett vão abandonar o leitor Blu-Ray!?

Estamos cada vez mais perto do lançamento da PS5 e Xbox Scarlett, no entanto, ainda há muita coisa que desconhecemos acerca da nova geração de consolas.

Afinal de contas, as novas consolas vão ter como base a ‘Nuvem’, ou vão continuar a ler discos Blu-Ray?

PS5 e Xbox

Pois bem, de acordo com o estúdio por detrás do jogo Hellpoint, apostar apenas na nuvem é ainda um erro!

A razão mais convincente, é mesmo o facto da largura de banda ainda não ser grande o suficiente para o gaming online hoje em dia… Quanto mais transferir todos os dados de um jogo para milhares de jogadores, processados por um servidor na ‘Nuvem’.

Esta questão aparece, devido ao facto de já vários rumores terem mencionado que a próxima Xbox irá chegar ao mercado com várias versões…

Uma das quais não terá qualquer leitor físico de jogos, utilizando o hardware da atual Xbox One X, de forma a re-aproveitar o hardware e poupar nos custos de pesquisa e desenvolvimento.

Xbox One

No entanto, o diretor técnico da Cradle Games, Marc-Andre Jutras, diz que isso é ainda impossível, devido às limitações da Internet atual:

“Acho que irá existir uma versão sem leitor Blu-Ray. Mas também acho que a próxima geração irá continuar a ter versões com leitores. As razões são simples… Nem todos os jogadores têm acesso à Internet, e mesmo que tenham, nem todos têm largura de banda necessária para fazer download de um jogo de 80GB ou mais.

Aliás, a atual geração de jogos já ocupa imenso tamanho, e nem estou a ter em consideração, as atualizações.

Hoje em dia, ainda existem fornecedores de Internet que não permitem uma navegação ilimitada. Por isso, seria um erro tremendo apostar já na ‘Cloud’.”

Além disto, se a PS5 e Xbox Scarlett abandonarem o leitor Blu-Ray, qual é a motivação de venda para lojas como a ‘GameStop’?

O mercado de jogos é ainda muito baseado nos lucros que os jogos dão a estas lojas! Por isso, é bem provável que estas recusem vender a versão da consola que lhe irá dar menos receitas. Pois, vão vender as consolas, mas os jogos serão todos ‘sacados’ na loja Online da Microsoft ou Sony.

PS5 e Xbox Scarlett podem mesmo abandonar o Blu-Ray… Mas não para apostar na Cloud!

É verdade que existem planos para o lançamento de uma versão da Xbox sem leitor de Blu-Ray. Mas de acordo com este estúdio, a Sony e a Microsoft podem vir a abandonar este formato, para apostar no USB ou nas ‘Cassetes’. (Como alternativa mais rápida e com maior espaço de armazenamento.)


Notícias bem interessantes! Será que os ‘CDs’ estão a chegar ao fim do seu ciclo de vida? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!