Ao apresentar uma versão bem mais pequena da sua TV modular microLED ‘The Wall’, que mostrou na CES do ano passado.. A Samsung revelou a sua intenção de apostar nesta tecnologia, levando-a para o mercado de consumo tradicional.
Portanto, na CES 2019, que se está a realizar em Las Vegas neste momento, a gigante Sul Coreana voltou a apresentar uma tecnologia que fez furor no ano passado, mas desta vez na forma de uma TV 4K de 75”, que oferece uma qualidade de imagem comparável a um ecrã OLED.
Em suma, apesar das tecnologias OLED e LCD oferecerem resoluções até 8K, uma TV microLED pode oferecer uma qualidade de imagem impressionante, sem precisar de compostos orgânicos, e claro… Sem ter de lidar com todos os problemas normais destas tecnologias.
Curiosamente, a tecnologia modular do MicroLED oferece imensa flexibilidade no que toca à dimensão do ecrã!
Permitindo assim aos consumidores a personalização dos tamanhos e formas das suas televisões. Ao adicionar módulos Micro LED, os utilizadores podem expandir o seu ecrã para o tamanho desejado.
Esta funcionalidade modular do Micro LED vai permitir no futuro criar um ecrã com dimensões irregulares de 9×3, 1×7 ou 5×1 que se adaptam aos requisitos de espaço, estéticos e funcionais.
Ademais, a tecnologia Micro LED da Samsung também otimiza o conteúdo, independentemente da dimensão e formato do ecrã. Mesmo quando se adicionam módulos, os ecrãs Samsung Micro LED conseguem escalar para aumentar a resolução. (Enquanto mantém a densidade do pixel constante)
Adicionalmente, o Micro LED pode suportar conteúdo desde o standard 16:9 a 21:9, rácios invulgares de 32:9, ou até mesmo 1:1, sem comprometer a qualidade de imagem.
Aliás, com esta tecnologia, é ainda possÃvel conseguir obter pretos perfeitos… Um brilho espantoso, bem como uma palete de cor HDR muito ampla sem ‘burn-in’!
Infelizmente a Samsung ainda não partilhou os preços destas novas TVs… Mas é bem provável que este modelo de 75” seja mais apontado para o mercado ‘Premium’!
Afinal de contas, a produção desta tecnologia em massa, ainda é algo bastante muito difÃcil, com os yields ainda muito baixos…Visto que os sub-pÃxeis RGB precisam de ser posicionados de forma muito precisa! Caso contrário o painel não irá funcionar e terá de ir imediatamente para o lixo.
Dito isto, certamente que iremos poder ver mais TVs com esta tecnologia no mercado, num futuro bem próximo!
Com a Apple a investir muito na pesquisa e desenvolvimento de painéis microLED, com planos para os implementar já nos próximos iPhones e Apple Watches.
O que pensa sobre isto? Está pronto a comprar uma TV microLED? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!