PS5 e nova Xbox vão ser as últimas consolas? A Qualcomm diz que sim!


Por em

O presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, diz que a PS5 e próxima Xbox, vão ser as últimas consolas tradicionais a serem lançadas no mercado.

Claro que o futuro está na Cloud, aliás, a própria Google está a apostar forte e feio na sua própria plataforma de jogos na nuvem, o Google Stadia… Mas não me parece que seja uma solução viável, pelo menos para o imediato.

Pode ler as declarações de Cristiano Amon, Presidente da Qualcomm, em baixo:

“Não temos qualquer dúvida! No nosso ponto de vista, a ‘nuvem’ é a nova consola. Vai poder começar a jogar em qualquer aparelho, em qualquer ecrã. Esse é o futuro do gaming.”



Muito resumidamente, o que o presidente da Qualcomm refere, é exatamente o que a Google está a fazer!

Streaming de jogos, com altas resoluções a pelo menos 60FPS, em todo e qualquer dispositivo. (Isto, desde que a Internet do utilizador permita)

O que no fundo, irá acabar com as consolas, como as conhecemos hoje em dia

Plataformas como o Google Stadia, e até o PlayStation Now, são muito focadas nisto, qualidade e portabilidade. Não precisa de se preocupar com configurações, instalações, problemas de hardware, de sobre-aquecimento, CDs, danos, etc… É basicamente, pegar no aparelho, fazer log-in e começar a jogar!

No entanto, vai ter de lidar com o afamado lag!

Afinal de contas, a Google até já disse, que irá precisar de uma conexão de pelo menos 25MB, para fazer streaming de jogos em HD a 60FPS. (O que na minha opinião, até é demasiado otimista.)

É que em boa verdade, a grande maioria dos jogadores, não tem uma conexão destas! E por isso, é aqui que a PlayStation e Xbox Anaconda podem manter o seu domínio.

É impossível ter menos FPS, ou uma resolução mais baixa, se estamos a correr o jogo no nosso próprio hardware.

PlayStation 4

Além disso, parece que as novas consolas, vão conseguir níveis de performance, bastante acima do Google Stadia

Segundo todos os rumores e ‘leaks’, tanto a PlayStation 5 como a nova Xbox Anaconda, irão contar com um SoC personalizado da AMD. Que deverá contar com um CPU Zen 2, com 8 núcleos físicos e 16 threads, bem como um GPU Navi 10 Lite com cerca de 24GB de memória super rápida. Mas ainda não sabemos bem que tipo de performance irá oferecer.



(Segundo alguns rumores, este GPU deverá ser capaz de 14.2 Teraflops de performance computacional. Mas ainda nada está confirmado)

O grande objetivo da Sony e Microsoft, é lançar uma PS5 e nova Xbox, capazes de alcançar os 4K60FPS, sem grandes dificuldades

PS5 e

PS5 e nova Xbox vão ser as últimas consolas? A Qualcomm diz que sim!

Em suma, apesar do futuro do gaming estar na nuvem, nomeadamente em serviços como o Google Stadia.

As conexões vão ter de melhorar significativamente, se querem mesmo acabar com as consolas!

Os utilizadores vão sempre preferir uma consola, ou mesmo o PC, em vez de lidar com o super irritante lag, que tantos comandos e teclados destrói, todos os dias, por esse mundo fora.


Ademais, qual é a sua opinião sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Novas drivers NVIDIA trazem um pouco das RTX para as placas GTX!

O chip de nova geração para a PS5 e nova Xbox está quase pronto

Seguinte