Já conhecemos as especificações técnicas da Sony PlayStation 5!

Já conhecemos as especificações técnicas da Sony PlayStation 5! – Os últimos dois meses têm sido um autêntico festival de Leaks acerca da PlayStation 5 e Xbox Scarlett! Mas ninguém diria que em Janeiro de 2019, já iríamos conhecer algumas das especificações finais da consola da Sony…

Um utilizador da rede social Twitter, fez uma publicação onde partilha com todo o mundo, o código fonte de um chip personalizado da AMD, que pelos vistos irá ser utilizado na PlayStation 5!

O nome de código “2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9″ deste chip AMD, não revela qualquer informação por si só, mas se tiver um olho um pouco mais treinador, é possível retirar alguma informação bastante interessante… Ora veja:


2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9 Decode (Update)
2 = ES1
1600 = Sony Custom SoC (PS5?)
2C = TDP
E = Package
8 = 8C
J = Cache Size
A2 = A2 Stepping (?)
32 = 3.2Ghz (Boost)
10 = 1.0Ghz (Base)
10 = iGPU Clock? (1Ghz?)
13E9 = PCI-ID : Navi 10LITE (GFX1000/1001).

Já não é grande novidade que a PS5 irá mesmo utilizar um chip personalizado da AMD!

Sony PlayStation

Afinal de contas, a atual geração já o faz, e a própria AMD já veio a público dizer que esta a trabalhar de uma forma bastante próxima com a Sony e Microsoft… Aliás, Phil Spencer da Microsoft até subiu ao palco da CES, durante a apresentação da AMD, para falar um pouco do futuro entre as duas empresas.

Assim, este leak indica que as especificações da PlayStation 5 são as seguintes:

  • CPU com oito núcleos de processamento físicos (16 threads?) com uma frequência ‘Boost’ de 3.2GHz
  • Arquitetura AMD Zen 2 para o CPU
  • Arquitetura Navi 10Lite para o GPU

Infelizmente, ainda não sabemos se estes oito núcleos irão suportar multithreading. Contudo, toda esta informação parece sugerir que a PlayStation 5 vai ser significativamente mais poderosa que as atuais PS4 e PS4 Pro, que usam núcleos AMD ‘Jaguar’.

O que acaba por ser bastante interessante, visto que outros rumores/leaks garantiram no passado que a PS5 irá ser capaz de correr todo e qualquer jogo a 4K/60FPS.

Sony PlayStation

Por enquanto, leve estes detalhes como aquilo que são… Apenas um rumor, mas fique atento às notícias, que pelos vistos vamos saber tudo ou quase tudo sobre a consola nos próximos meses.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte