O chip de nova geração para a PS5 e nova Xbox está quase pronto

Bem, já sabemos o nome do APU da AMD que irá dar vida à Sony PlayStation 5 e nova Xbox, que tem o nome de código ‘Scarlett’!

Curiosamente, uma amostra do Gonzalo APU, foi descoberta na base de dados 3DMark, revelando muita coisa sobre o chip, e a sua performance.

Afinal de contas, em Janeiro, uma amostra de engenharia deste SoC AMD Gonzalo, com o nome de código ‘2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9’, foi descoberta na Internet!

Na altura, após a descodificação de todo este código, com o Marvin AMD Name Decoder. Ficámos a saber que vamos contar com um CPU com 8 núcleos Zen+ ou Zen2, com a frequência base de 1.0GHz e ‘boost’ de 3.2GHz.



Em paralelo, tínhamos ainda um GPU AMD Navi 10 Lite, com a frequência de 1.0GHz.

Pois bem, agora parece que temos algo novo para decifrar. Graças a TUM_APISAK, que descobriu o código ‘ZG16702AE8JB2_32/10/18_13F8’!

Gonzalo APU
AMD Gonzalo APU

Pois bem, o Z no início do código, indica que é uma amostra de qualificação. O que no fundo sugere, que o progresso dos trabalhos está com bom ritmo.

Isto, enquanto o número de núcleos e a frequência ‘Boost’ se mantêm. (Contudo, a frequência base parece ter aumentado para os 1.6GHz)

Adicionalmente, o PCI-ID também mudou de 13F8 para 13E9, ou seja, temos aqui uma versão diferente do GPU Navi 10 Lite, que agora opera a 1.8GHz.

Em suma, os APUs AMD Gonzalo, deverão ser encontrados em todas as consolas Sony PlayStation 5 e Microsoft Xbox Scarlet. E assumindo que estas especificações são reais, podemos esperar ganhos de performance muito significativos! Em relação à atual geração de consolas.

A grande questão agora, é se estas consolas vão ser anunciadas ainda em 2019, ou apenas em 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário