(PS5) A consola da Sony já vai ter acesso a funcionalidades RDNA3

Com o evento de apresentação bastante próximo, temos agora uma nova vaga de ‘leaks’ e rumores acerca das consolas de nova geração, especialmente acerca da aposta da Sony, a PlayStation 5.

Pois bem, segundo ‘Tidux’ um famoso insider da indústria, parece que apesar do GPU da PS5 ser baseado na arquitetura RDNA2 da AMD, também irá existir suporte a algumas funcionalidades da próxima geração de arquiteturas gráficas da gigantes dos processadores e placas gráficas. Sim! Existe suporte parcial ao leque de funcionalidades da arquitetura RDNA3.

(PS5) A consola da Sony já vai ter acesso a funcionalidades RDNA3

PS5 RDNA3

Portanto, vamos ter acesso limitado a algumas novidades da arquitetura RDNA3 da AMD! Aliás, segundo o ‘leaker’, apesar das semelhanças entre o GPU da PS5 e o da Xbox Series X… Parece que algumas destas funcionalidades será um exclusivo Sony para esta geração de consolas.

Entretanto, se não faz ideia do que é o RDNA da AMD, estamos basicamente a falar da micro-arquitetura do GPU da consola e instruções que a acompanha. Basicamente é o que dá vida aos GPUs das consolas de nova geração. Estando também prestes a chegar ao mercado de PCs Desktop, para rivalizar com as novas NVIDIA Ampere (RTX 3000)



Para ter noção do que estamos a falar, algumas das grandes novidades da arquitetura RDNA 2 passa pelo suporte a Ray tracing e VRS (Variable Rate Shading). Este último permite o aumento de desempenho e qualidade de renderização, dependendo daquilo que se passa no ecrã. Ou seja, se estiver a jogar em 4K, mas o cenário em questão não precisar da qualidade máxima de processamento, a consola irá baixar a qualidade gráfica de forma a libertar recursos para partes mais exigentes.

Curiosamente, a arquitetura RDNA3 ainda está muito longe de chegar ao mercado, afinal de contas, a RDNA2 ainda não chegou. Por isso, é extremamente ver curioso ver que a AMD foi capaz de integrar algumas das novidades já em 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também