Como ativar a proteção contra ransomware do Windows 11 e 10

É algo que muitos utilizadores não sabem e como tal continuam a sofrer ataques que muitas vezes os levam a perder tudo. O Windows 10 inclui um sistema integrado de proteção contra ransomware que representa a primeira linha de defesa para todos aqueles que estão a utilizar o Windows 10 em 2021. Isto é muito importante. É que pode impedir que todos os seus ficheiros fiquem inacessíveis e que tenha de pagar um resgate muito caro para os recuperar. Vamos então explicar como ativar a proteção contra ransomware do Windows 11 e também no 10.

Como ativar a proteção contra ransomware do Windows 11 e 10

O ransomware é um tipo de ataque cada vez mais preocupante. Sobretudo porque para além das pessoas terem de pagar um resgate para recuperarem os seus dados, ainda ficam sujeitas a um crime de extorsão dupla. Isto porque caso as pessoas não paguem, ainda são ameaças com o facto dos dados, como fotos e vídeos, serem divulgados na Internet.

O preço do valor a pagar para reaver os seus dados não pára de aumentar!

É verdade. O valor que anteriormente se resumia a cerca 500 Euros no caso de utilizadores particulares aumentou muito. De facto, há pessoas que são obrigadas a pagar mais de 5000 Euros. No caso das empresas (sobretudo das grandes) o valor pode chegar aos milhões.

Agora já pode estar protegido sem gastar um tostão! Basta ativar uma opção no Windows!

O mais interessante é que se pode proteger de uma forma totalmente grátis. Basta um passo que faz em segundos!

Primeiro vamos olhar para para a proteção contra ransomware do Windows 10

Assim na barra de pesquisa escreva ransomware como mostra a imagem abaixo. Clique por cima da opção Proteção contra ransomware do lado esquerdo do menu do Windows 10 e do lado direito clique em abrir.

Windows 11 contra ransomware

Isto leva-nos a próxima janela. Para ficar protegido agora mesmo só tem de dar um clique no botão que está abaixo de Acesso controlado a pastas. Quando ligar esta opção vai ganhar logo muito mais proteção conta esta ameaça.

Windows 11 contra ransomware

Muitas pessoas não conhecem esta opção, nem sequer estão protegidas. Tudo porque ela vem desativada por defeito. Assim, de uma forma totalmente grátis, podemos ficar protegidos de imediato!

Ter esta opção ativada é algo quase crítico. Sobretudo para quem não tem outro antivírus instalado no computador, para além do Windows Defender, que é o sistema nativo da Microsoft.

Claro que apesar de tudo isto, é boa ideia ter também um backup de todo o sistema. Isto porque não há mecanismos infalíveis e mesmo com esta forma de proteção alguma ameaça mais perigosa pode entrar.

Ativar no Windows 11

No Windows 11 o processo é praticamente o mesmo. Dito isto, vá ao menu Iniciar e na pesquisa escreva ransomware. Agora do lado direito, depois de ter surgido a opção Ransomware Protection escolha Open.

Windows 11 contra ransomware

Agora e onde diz Controlled folder access ative a opção.

Windows 11 contra ransomware

Como vê é bastante simples e vale a pena.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!