Os ataques ‘Ransomware’ estão a falhar! Sabe porquê?

Sabe o que é um ataque Ransomware? Muito resumidamente, é uma forma de malware, que bloqueia o utilizador de aceder aos seus ficheiros ou ao seu dispositivo, e posteriormente exige um pagamento online anónimo para restaurar o acesso.

Um ataque que nos últimos anos começou a ganhar popularidade, mas que agora, parece estar a perder o efeito… Porque os utilizadores simplesmente não querem pagar para ter acesso aos seus ficheiros!



Os ataques ‘Ransomware’ estão a falhar! Sabe porquê?

Portanto, os ataques Ransomware continuam a ser um problema grave, no entanto, parece que a tendência de subida no valor pedidos pelos atacantes está em queda. Porquê? As empresas não querem pagar os valores pedidos, preferindo perder o acesso aos dados mais recentes, voltando assim para o backup mais recente feito pelo departamento de informática.

Estamos a falar de quedas entre os 34% e os 55%, consoante o tipo de ataque em causa.

Em suma, como mesmo após o pagamento, não é certo que o atacante devolva os ficheiros, e o valor passou uma série de meses numa tendência de subida incrível, parece que as empresas preferem agora simplesmente desistir e apagar tudo.

Curiosamente, mesmo os ataques randomware mais pessoais, que incluem ameaças de ‘leak’ de informação privada e/ou crítica, também estão a deixar de ser pagos. Porquê? Na grande maioria das vezes, a informação é lançada na Internet mesmo após o pagamento.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!