Os ataques ‘Ransomware’ estão a falhar! Sabe porquê?

Sabe o que é um ataque Ransomware? Muito resumidamente, é uma forma de malware, que bloqueia o utilizador de aceder aos seus ficheiros ou ao seu dispositivo, e posteriormente exige um pagamento online anónimo para restaurar o acesso.

Um ataque que nos últimos anos começou a ganhar popularidade, mas que agora, parece estar a perder o efeito… Porque os utilizadores simplesmente não querem pagar para ter acesso aos seus ficheiros!



Os ataques ‘Ransomware’ estão a falhar! Sabe porquê?

ataques ransomware

Portanto, os ataques Ransomware continuam a ser um problema grave, no entanto, parece que a tendência de subida no valor pedidos pelos atacantes está em queda. Porquê? As empresas não querem pagar os valores pedidos, preferindo perder o acesso aos dados mais recentes, voltando assim para o backup mais recente feito pelo departamento de informática.

Estamos a falar de quedas entre os 34% e os 55%, consoante o tipo de ataque em causa.

Em suma, como mesmo após o pagamento, não é certo que o atacante devolva os ficheiros, e o valor passou uma série de meses numa tendência de subida incrível, parece que as empresas preferem agora simplesmente desistir e apagar tudo.

Curiosamente, mesmo os ataques randomware mais pessoais, que incluem ameaças de ‘leak’ de informação privada e/ou crítica, também estão a deixar de ser pagos. Porquê? Na grande maioria das vezes, a informação é lançada na Internet mesmo após o pagamento.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também