O que se passa afinal com a Huawei? – 2018 tem sido um ano de sucesso para a Huawei, mas também de muitas dificuldades, graças às várias polémicas em que está envolvida, nomeadamente nos Estados Unidos.
E que nos últimos tempos, se têm propagado a outros países aliados do governo de Donald Trump, com várias proibições e até exclusões de planos 5G… Onde temos de salientar o Reino Unido, França, Australia, Nova Zelândia e Japão.
No entanto, até agora, existem zero provas de que a Huawei está realmente a espiar os seus utilizadores!
Foi o próprio Presidente do BSI (Departamento Federal Alemão de Segurança na Internet) que o disse esta semana.
Mencionando ainda, que a Huawei decidiu construir um centro de inovação em Segurança em Bonn, que irá permitir uma colaboração bastante alargada entre a empresa e o BSI, para investigação e desenvolvimento.
Curiosamente, a Huawei já tem um centro deste tipo implementado em Inglaterra, desde 2010! Sítio que está constantemente debaixo de olho pelo governo Londrino, mas que até agora tem feito o seu trabalho, sem quaisquer problemas, e sem qualquer indício de atos maliciosos.
Será que todas as proibições à Huawei são apenas atos políticos? Será o princípio de uma infra-estrutura de Internet fraturada?
Afinal de contas, o ‘Timing’ de todas estas acusações, coincide perfeitamente com a implementação das redes de nova geração 5G a nível global!
E enquanto que o seu preço (Mão de Obra) continua a ser uma vantagem em relação aos seus rivais… A Huawei já não é apenas uma empresa em crescimento, é uma das líderes tecnológicas mundiais.
Além disto, é também uma das maiores contribuídoras para projetos abertos, e para o desenvolvimento de boas práticas na indústria das redes de comunicação. Já para não falar, que os seus centros Europeus de Segurança não têm qualquer rival à altura no Ocidente.
Assim, se estas geopolitícas conseguirem vencer e levar a sua avante… É fácil imaginar um mundo de telecomunicações dividido entre infra-estruturas Chinesas e infra-estruturas Ocidentais.
No entanto, ao sentir-se ameaçada, é possível que a Huawei avance com estratégias ainda mais agressivas de preço! E que o governo Chinês, avance com mais ajudas financeiras, para proteger uma empresa, que é no fundo um orgulho nacional.
(Visto que a Huawei já ultrapassou a Apple, e já começa a ameaçar a Samsung… Como a maior fabricante de smartphones do Mundo!)
- Huawei Mate 20 Pro e P20 com nova edição muito especial (200.000 Unidades Vendidas)
Tudo isto, poderá tornar a Huawei num titã das telecomunicações, em mercados emergentes, onde curiosamente já tem bastante poder.
Entretanto, outros mercados irão ficar limitados a vendedores como a Cisco, Ericsson e Nokia. Enquanto que na Europa as coisas são bem mais controladas, com vários orgãos a regular todas as práticas, permitindo uma disputa justa, onde todas as empresas poderão competir de igual para igual.
Portanto, se os dois hemisférios continuarem numa ‘guerra’ de telecomunicações… Podemos chegar a um ponto, onde a inovação irá sofrer… E ninguém deseja que tal aconteça, pois não?
O que pensa sobre tudo isto? Partilhe Connosco a sua opinião nos comentários em baixo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!