Problema com o Google Assistant e Android Auto? Resolva já

O Google Assistant é uma parte essencial da experiência com o Android Auto. Tudo porque garante uma utilização de mãos livres. Assim, temos a possibilidade de ouvir música, definir um trajeto ou fazer chamadas apenas com comandos de voz. De facto, os smartphones são grandes elementos de distração quando estamos a conduzir. Tudo o que possa fazer com que não seja necessário interagirmos manualmente com o smartphone é sem dúvida bem-vindo.

Problema com o Google Assistant e Android Auto? Resolva já

No entanto, nos últimos meses, começaram a aparecer problemas no Assistente da Google no Android Auto. Na prática, um dos piores, faz com que ele leia as mensagens noutro idioma.

Google Assistant Android Auto

Ou seja, imagine que tem o seu smartphone Android configurado para português. Graças a este bug, as mensagens podem ser lidas em inglês.

A propósito disto a Google já forneceu algumas recomendações. Ainda assim nunca lançou uma correção completa para o Android Auto.

“Se o Assistente da Google ler mensagens de texto no idioma errado, remova o inglês como idioma secundário. A seguir altere o idioma de voz do Assistente para corresponder ao idioma do Assistente”.

Google Assistant Android Auto

Mas isto obviamente não fez diferença na maioria dos casos. Assim as pessoas continuam a deparar-se com este problema. O objetivo, claro, é que tudo volte ao normal.

Entretanto alguém no reddit encontrou uma solução diferente que funciona para vários utilizadores. Assim, se já não sabe o que fazer é uma boa opção.

O que necessita de fazer é alterar a entoação do Google Assistant para Expressive. Isto no ecrã de configurações do Android.

Google Assistant Android Auto

Se estiver num dispositivo Samsung vá às definições. Depois escolha Gestão Geral. A seguir vá a Idioma e Introdução. Depois carregue onde diz Texto para Voz (TTS) e escolha o motor predefinido. Veja se está selecionado motor de síntese de voz da Google. Depois carregue na roda dentada e na Entonação escolha Expressiva. Reinicie o smartphone e tudo deverá estar a funcionar bem.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também