Primeiro benchmark do AMD Ryzen 3000 de 12 núcleos chegou!

AMD Ryzen 3000, Ryzen 3000 já

Estamos a menos de duas semanas, do lançamento oficial dos Ryzen 3000, baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm da AMD! Por isso, é normal que comecem a chegar à Internet, cada vez mais ‘leaks’ acerca da performance destes muito esperados CPUs.

Afinal de contas, como já deve saber, a nova vaga de processadores Ryzen 3000 da AMD; irá incluir vários modelos, que irão desde os 6 núcleos até a uns espantosos 16 núcleos e 32 threads, na mesma plataforma AM4, que já recebeu as duas anteriores famílias Ryzen.



Pois bem, o ‘Leak’ de hoje, traz-nos um cheirinho da performance do processador com 12 núcleos e 24 threads! Que muitos especialistas, até dizer ser muito provavelmente, uma oferta mais interessante que a ‘Beast’ de 16 núcleos, devido às frequências significativamente mais altas deste CPU.

(Isto já para não falar, que também vai ser bastante mais barato)

AMD Ryzen 3000 ‘Zen 2’ de 12 núcleos, consegue ter um IPC mais alto que o Threadripper 1920X!

Primeiramente, temos de salientar, que o teste foi feito numa amostra de engenharia. (Que pelos vistos nem é das versões mais recentes, que andam por aí.) Por isso, como podemos ver no benchmark, este processador apenas corre a 3.4GHz, chegando a um ‘Boost’ muito pequeno de 3.7GHz.



Dito isto, as unidades finais de produção, deverão alcançar frequências bem mais altas.

Além disto, o CPU foi posto num sistema com memória RAM bastante modesta, com apenas 1600MHz e um HDD de 500GB.

AMD Ryzen 3000

Mas o que é realmente interessante no meio disto tudo, é a performance do processador, em relação ao Threadripper 1920X. (Que também tem 12 núcleos físicos!) Afinal, a nova oferta, mesmo tendo em conta que tem uma frequência de relógio mais baixa, consegue levar de vencida o seu irmão mais velho.

Portanto, é por demais óbvio, que os rumores que sugeriam um aumento significativo do IPC, com a arquitetura Zen 2, estavam mais que corretos!

Em suma, com os CPUs Ryzen 3000 a trazerem para cima da mesa, o processo de 7nm da TSMC… E assim, potencialmente serem capazes de chegar a frequências bastante mais altas que o normal! Devemos estar prestes a presenciar um excelente aumento na performance single thread e multi thread, dos processadores da AMD.

O mercado está mesmo a aquecer! Mal posso esperar pelo dia 27 de Maio! Altura em que a CEO da AMD, Lisa Su, irá subir ao palco da Computex, para revelar estes ‘Bad Boys’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte