(Especial) Saiba como poupar combustível no seu carro!

Poupar combustível no seu automóvel! – Nos dias que correm, em que os combustíveis estão a ficar cada vez mais caros, a cada semana que passa, talvez seja boa ideia perceber o que pode fazer, para conseguir tirar toda a rentabilidade possível e imaginária a cada litro no seu depósito.

Ao fim ao cabo, mais importante que o tipo de combustível que mete no seu automóvel, seja Gasolina 95 ou Gasolina 98, Gasóleo Simples ou Aditivado, ou dos postos de combustível que prefere (Low-Cost ou ‘Premium’), existem algumas coisas que pode fazer, para poupar alguns trocos ao fim do mês.

- Advertisement -

Dito tudo isto… Vamos por partes?

Saiba como poupar combustível no seu automóvel!

combustíves, gasolina, gasóleo

Portanto, vamos dividir tudo isto por partes, visto que há dicas para o abastecer, para a manutenção do veículo, e até para a altura em que compra o seu novo automóvel. Antes de mais nada, vamos ao que interessa?

Na ida ao posto de combustível

  1. Ateste! – Menos viagens à bomba de combustível = Mais combustível para o que realmente interessa. (PS: Evite andar na reserva!)
  2. É sempre boa ideia ir ao posto de combustível de manhã, ou à noite. Tudo porque temperaturas mais baixas = combustível mais denso. (Compra mais por menos).
  3. Não aperte demasiado o gatilho da pistola de abastecimento. Afinal, ao fazê-lo, vai passar mais vapor, o que por sua vez ocupa mais espaço no depósito. Tenha a mão leve.
  4. Feche bem a tampa.

Na prática da condução

  1. Provavelmente é ‘parvo’ dizer isto. Mas tenha cuidado com o pedal do lado direito. Use-o de forma suave, para evitar acelerações repentinas.
  2. Evite travar. Muito resumidamente, se sabe que tem um semáforo, ou um stop à sua frente, levanta o pé do acelerador em vez de travar.
  3. Tem Cruise Control? Use-o!
  4. Tem bagagem no tejadilho? Se não está a usar, remova.
  5. Feche as janelas.
  6. Evite caminhos de terra batida. (Parece estranho, mas pode aumentar o consumo em 30%).
  7. Estacione à sombra. (Em suma, o calor faz com o combustível evapore.)
  8. Evite estacionar com recurso à marcha atrás. É uma mudança que gasta muito combustível.

Manutenção

  1. Pressão correta nos pneus é importante. Menos atrito = menores consumos.
  2. Atenção ao nível do óleo e do líquido de refrigeração. Um motor mais quente = maior esforço, e por isso, mais combustível consumido.

Na hora de comprar

  1. Ter preocupações de combustível, mas depois comprar um carro que faz médias de 11L aos 100 não faz muito sentido. Tente comprar um veículo adequado ao seu estilo de vida. (Se só vai de férias 1x por ano, talvez não faça sentido ter um veículo com 400L de capacidade de bagageira).

Em suma, neste novo mundo de combustível a 2€ por litro, há muitas pequenas coisas que pode fazer, que todas juntas, irão resultar em alguma poupança de combustível.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem mais alguma dica? Partilhe-a connosco nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.