Combustíveis: Qual é a diferença entre Simples e Aditivado?

Pois bem, há alguns dias atrás, dentro do tema da crise energética que assola toda a Europa, e que faz parte dos pesadelos da grande maioria dos condutores Portugueses, tal é a quantidade de impostos que temos em cima da Gasolina e do Gasóleo… Fizemos um artigo a explicar o que é realmente o combustível ‘low-cost’, e qual é a diferença entre um Posto de Combustível focado nos preços baixos, e uma rede de abastecimento de ‘marca’.

Dito tudo isto, hoje vamos tentar explicar a diferença entre um combustível simples, e um combustível aditivado. Será que vale a pena pagar mais?

Crise dos combustíveis: Qual é a diferença entre Simples e Aditivado?

Portanto, caso não saiba, há alguns anos, as redes de combustível nacionais foram obrigadas a disponibilizar combustíveis simples nos seus postos de abastecimento. Ou seja, combustíveis com uma quantidade mais baixa de aditivos.

Quantidade mais baixa, mas ainda assim, cumpridora das normas EN 590 (Gasóleo) e EN 228 (Gasolina), prontamente exigidas pelas fabricantes de automóveis.

O que é um combustível aditivado?

É a versão mais cara do combustível de cada posto, que no caso da Galp tem o nome de Evologic, na Repsol é denominado de Neotech, e no caso da BP, é conhecido como Ultimate.

Combustíveis esses, que têm alguns constituintes extra, que são os tais ‘aditivos‘.

Em suma, cada marca tem o seu nome de marketing. No entanto, de forma bem curiosa, hoje em dia, até os postos ‘low-cost’ têm combustível aditivado, como é o caso da Prio com o seu TOP 95.

Os combustíveis simples ou “low-cost” têm aditivos?

Sim! No entanto, em baixas quantidades, apenas de forma a cumprir as normas referenciadas em cima.

Qual é a diferença?

gasóleo ou gasolina, hyundai, i30

A premissa é igual para todas as marcas! Os combustíveis Premium prometem mais quilómetros por depósito, e menos problemas na manutenção do veículo. Tudo devido ao facto de deixarem o depósito mais limpo.

Curiosamente, também prometem menos gases poluentes, etc… Será verdade? Bem, nenhuma das gasolineiras partilha a quantidade de aditivos que mete no seu combustível Premium, e segundo muitos estudos, é “tudo igual ao litro”.

O que é um aditivo?

De forma muito simples, são produtos com o objetivo de limpar o depósito, válvulas e injetores, melhorar a combustão, lubrificar o sistema de injeção, etc… Produtos esses, que são adicionados ao combustível que mete no seu carro.

Vale a pena?

Pergunta difícil e resposta ainda mais complicada.

Não existe nenhum estudo que aponte, sem qualquer dúvida, para os benefícios deste tipo de combustível. No entanto, se os aditivos estiverem presentes, o combustível é realmente de maior qualidade. Se isso faz diferença na quantidade de KMs, e manutenção a longo prazo do seu carro… Ninguém sabe!

Uma coisa é certa, se o combustível Premium efetivamente ajuda a manter o motor limpo e a obter uma melhor combustão. No outro lado da barricada, o combustível simples não vai sujar o motor. Dito tudo isto, o combustível Premium também não vai ajudar a que o seu carro desenvolva melhor, ou a produzir mais cavalos de potência.

Os mitos!

Curiosamente, existe uma série de mitos, que são espalhados por condutores, mecânicos, funcionários dos próprios postos de combustível, etc… Onde o mais comum passa pelos condutores com histórias de ‘horror’, em que após um único depósito de combustível simples, rapidamente a luz do motor acendeu. Não acredite nessa história dramática.

Conclusão

Como é impossível saber a quantidade de aditivos que cada marca mete nos seus combustíveis Premium, vai andar a pagar preços ‘Premium’, por combustíveis ‘Premium’, que na verdade, não faz ideia do que têm lá dentro. Ou seja, não faz ideia do que está a meter no depósito do seu carro, estando apenas a seguir o marketing de cada marca.

Assim, para alguns entusiastas, o mais fácil e vantajoso, passa pelo o uso de combustível simples, e posteriormente, a adição de aditivos em casa. Existe muita variedade no mercado de várias marcas, muitas delas com qualidade. Desta forma, é possível manter o sistema de combustão do seu carro limpo, e claro, sabe o que realmente está a meter no depósito do seu automóvel.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados