Toda a gente conhece o Fiat 500, o carro Italiano que em 2007 teve um remake, tornando-o então numa lenda quanto aos pequenos citadinos. Mas será que conhecem o Abarth 500?
Hoje, não é bem do Fiat “normal” que vamos falar, mas sim de uma das versões desportivas da Abarth, a vertente da marca Italiana destinada à performance.
É fácil de notar as diferenças entre um Fiat 500 normal e um Abarth, desde um roncar mais agressivo até a um kit estético mais desportivo.
O carro que nos foi fornecido, especificamente, é um Abarth 500 Essesse. Todos os Abarth 500 têm o mesmo motor, o 1.4 mas claro que existem inúmeras versões desde 135cv até 190cv.
As Specs
O Abarth 500 Essesse tem 135cv até que se pressiona o “mágico” botão Sport, tornando a direção mais pesada e o carro passa a produzir 160cv e 230 Nm de binário. O turbo passa de fazer cerca de 0.8-1.0 Psi para fazer 1.0 a 1.2 Psi, e sim, ele dá estalinhos.
Vem também com o standart kit estético Abarth com “1001” emblemas (isto para lembrar a todos os plebeus que não é qualquer Fiat), discos de travões perfurados, um filtro de ar novo, pinças de travões Brembo, suspensão rebaixada e umas jantes especiais.
O carro possui uma caixa de 5 velocidades, sendo esta, na opinião do dono, a pior parte do carro (sendo o barulho a melhor).
É Prático?
O “ser prático” depende muito de pessoa para pessoa. É claro que é limitado devido ao seu tamanho, mas é surpreendentemente confortável estar sentado tanto lá atrás (só tem dois lugares) tanto como no pendura! Claro que se a pessoa for mais alta (eu tenho cerca de 1.70m de altura) pode vir a ser complicado.
Em termos de bagageira dispõe de 185 Litros de espaço, o que não é muito, mas tem a possibilidade de baixar os bancos para disponibilizar mais algum espaço. Claro que, este carro não é bem a melhor opção para ir de férias com a família.
Em relação ao consumo, podemos dizer que é longe de ser “poupadinho”, fazendo cerca de 9.7L aos 100 de acordo com o dono. Fazendo um pouco as contas, temos de gastar cerca de 50€ para encher o depósito com Gasolina 98. Não esquecer que com os seus 35L de capacidade total também não se consegue gastar muito.
Veredicto Final?
Posso concluir que o carro é incrivelmente divertido. Eu tinha uma opinião “desfavorável” sobre o carro, normalmente chamava-lhe um carro de Barbie glorificado. Mas depois de o ver e tirar algumas fotos, perguntei ao proprietário: “O carro faz estalinhos?”
A resposta não podia ser mais simples, puxámos o carro numa reta e mal se aumentou uma velocidade ouve-se um BAP, e assim fiquei um homem feliz.
Resumindo e concluindo, de momento o Abarth 500 é um dos, se não o melhor, carro que se pode comprar acima de 150cv, quando se tem um budget apertado, isto se tiver à procura de um carro recente. Claro que vem com as suas limitações, mas com um preço médio de 14.000€ é uma boa opção!
Nota: Este Fiat em específico tem um escape diferente, ora “vejam”
Pode interessar:
Karlmann King: Este é o SUV mais caro (e resistente) do mundo!
Mazda revoluciona os motores a gasolina! Saiba Como!
Smart Abandona Motores de Combustão! E agora?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!