Apaguem a vossa conta do Facebook diz o Co-fundador do WhatsApp


Por em

Desde que o WhatsApp foi comprado pelo Facebook em 2014, os dois  co-fundadores adotaram dois caminhos muito diferentes. Jan Koum continuou como CEO da empresa, enquanto Brian Acton saiu após alguns anos para liderar a Signal Foundation, uma empresa que concorre com o WhatsApp e com o Facebook graças à sua própria aplicação de mensagens encriptadas.

No entanto, apesar da venda do WhatsApp que fez de Brian Acton um bilionário, parece que ele não é propriamente um fã do Facebook; Este é aliás um sentimento que ganhou ainda mais relevância quando Acton comunicou aos seus seguidores no Twitter que tinha chegado a hora das pessoas apagarem a sua conta no Facebook.

O tweet ocorre a meio de uma grande investigação ao Facebook e à Cambridge Analytica acerca de dados potencialmente mal utilizados e que foram extraídos das contas de milhões de utilizadores da maior rede social do mundo. Em causa, está a forma de como estas informações podem ter sido utilizadas para influenciar a as eleições presidenciais americanas de 2016.

Embora Acton não seja a primeira pessoa a sugerir que as pessoas retirem o Facebook das suas vidas, o seu tweet tem ainda mais importância uma vez que se candidatou a um emprego nesta rede social há alguns anos antes de criar o WhatsApp. Em paralelo, importa salientar também que só efetuou um total de 74 tweets desde os nove anos, altura em que criou sua conta.

Lembramos que ano passado, o primeiro presidente do Facebook, Sean Parker, e o ex-executivo Chamath Palihapitiya expressaram sérias dúvidas acerca da forma como o Facebook mexe com as estruturas psicológicas e sociais das pessoas.

Será tudo isto suficiente para derrubar o império online do Facebook?

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Andámos com o Abarth 500 – Uma pequena grande bomba!

Vídeo – O que aconteceu no carro da Uber antes do atropelamento!

Seguinte