Placas gráficas Huawei? Nova rival para a NVIDIA, AMD e Intel?

O mundo das placas gráficas tem sido historicamente dominado por duas gigantes, a AMD Radeon (antigamente ATI) e NVIDIA. Dito isto, a Intel decidiu finalmente juntar-se às duas gigantes gráficas ao roubar vários engenheiros à AMD, incluindo o líder do departamento gráfico desta empresa, Raja Koduri.

Uma rivalidade com 3 gigantes, que muitos pensaram ser o máximo que o mercado poderia aguentar! Pois bem… Se por acaso pensou isto… Estava errado!



Placas gráficas Huawei? Nova rival para a NVIDIA, AMD e Intel?

Portanto, a gigante Chinesa Huawei continua a apostar forte e feio no mundo tecnológico, mesmo depois de Donald Trump ter feito tudo por tudo para a meter por terra. Assim, apesar do mercado de smartphones estar agora a sofrer um pouco fora da terra natal da fabricante, a empresa parece continuar focada em ser 100% independente a nível tecnológico. Por isso, já desenvolve chips (CPU e AI) com algum sucesso, para equipar os seus aparelhos! Contudo, ainda falta algum hardware que continua a vir de fora, como o GPU. Por enquanto… É que segundo alguns rumores Sul Coreanos, a Huawei está neste momento a montar uma equipa para atacar o mercado de GPUs! 

Sim! A Huawei quer equipar os seus aparelhos com o seu próprio GPU, mas porquê parar nos smartphones? O mercado de servidores e de consumo também dá dinheiro a rodos à NVIDIA e AMD! Porque não tentar nesse mercado? Pelos vistos, foi isto que alguém pensou nos escritórios da gigante Chinesa. Afinal de contas, a Huawei já começou a recrutar pessoal para este projeto, e pelos vistos, a maioria dos alvos vêm da NVIDIA.

A Huawei está a desenvolver placas gráficas!

Caso não saiba, a Huawei já tem um GPU no mercado, o Ascend 910, que não vence em todas as áreas, mas que já mete a NVIDIA a correr atrás do prejuízo noutras. Ao fim ao cabo, o poder de computação FP16 do Ascend 910 é de 256 TFLOPs, basicamente o dobro daquilo que o atual NVIDIA Tesla V100 é capaz de oferecer. Além disso, é também capaz de oferecer 512TOPS@INT8 com um TDP de 310W, tudo graças à arquitetura Da Vinci da Huawei.

Será que além da Intel, também vamos ver uma Huawei a apostar tudo no mercado de placas gráficas? Seria extremamente interessante, apesar de pessoalmente achar difícil que isso aconteça. (Acredito que este esforço seja focado no mercado de servidores e centros de dados).

Ainda assim, se a entrada no mercado fosse como a entrada no mercado de smartphones, com produtos de qualidade inegável a baixo preço… Iria ser engraçado ver qual seria a resposta da NVIDIA e AMD.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário