Inicio Android Placas gráficas Huawei? Nova rival para a NVIDIA, AMD e Intel?

Placas gráficas Huawei? Nova rival para a NVIDIA, AMD e Intel?

O mundo das placas gráficas tem sido historicamente dominado por duas gigantes, a AMD Radeon (antigamente ATI) e NVIDIA. Dito isto, a Intel decidiu finalmente juntar-se às duas gigantes gráficas ao roubar vários engenheiros à AMD, incluindo o líder do departamento gráfico desta empresa, Raja Koduri.

Uma rivalidade com 3 gigantes, que muitos pensaram ser o máximo que o mercado poderia aguentar! Pois bem… Se por acaso pensou isto… Estava errado!



Placas gráficas Huawei? Nova rival para a NVIDIA, AMD e Intel?

placas gráficas Huawei

Portanto, a gigante Chinesa Huawei continua a apostar forte e feio no mundo tecnológico, mesmo depois de Donald Trump ter feito tudo por tudo para a meter por terra. Assim, apesar do mercado de smartphones estar agora a sofrer um pouco fora da terra natal da fabricante, a empresa parece continuar focada em ser 100% independente a nível tecnológico. Por isso, já desenvolve chips (CPU e AI) com algum sucesso, para equipar os seus aparelhos! Contudo, ainda falta algum hardware que continua a vir de fora, como o GPU. Por enquanto… É que segundo alguns rumores Sul Coreanos, a Huawei está neste momento a montar uma equipa para atacar o mercado de GPUs! 

Sim! A Huawei quer equipar os seus aparelhos com o seu próprio GPU, mas porquê parar nos smartphones? O mercado de servidores e de consumo também dá dinheiro a rodos à NVIDIA e AMD! Porque não tentar nesse mercado? Pelos vistos, foi isto que alguém pensou nos escritórios da gigante Chinesa. Afinal de contas, a Huawei já começou a recrutar pessoal para este projeto, e pelos vistos, a maioria dos alvos vêm da NVIDIA.

A Huawei está a desenvolver placas gráficas!

Caso não saiba, a Huawei já tem um GPU no mercado, o Ascend 910, que não vence em todas as áreas, mas que já mete a NVIDIA a correr atrás do prejuízo noutras. Ao fim ao cabo, o poder de computação FP16 do Ascend 910 é de 256 TFLOPs, basicamente o dobro daquilo que o atual NVIDIA Tesla V100 é capaz de oferecer. Além disso, é também capaz de oferecer 512TOPS@INT8 com um TDP de 310W, tudo graças à arquitetura Da Vinci da Huawei.

Será que além da Intel, também vamos ver uma Huawei a apostar tudo no mercado de placas gráficas? Seria extremamente interessante, apesar de pessoalmente achar difícil que isso aconteça. (Acredito que este esforço seja focado no mercado de servidores e centros de dados).

Ainda assim, se a entrada no mercado fosse como a entrada no mercado de smartphones, com produtos de qualidade inegável a baixo preço… Iria ser engraçado ver qual seria a resposta da NVIDIA e AMD.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...