Inicio Hardware Placa gráfica Intel 'Artic Sound' passa agora a ser conhecida como Intel...

Placa gráfica Intel ‘Artic Sound’ passa agora a ser conhecida como Intel Xe

A muito antecipada placa gráfica dedicada da Intel, está a ter uma recepção muito calorosa por parte da comunidade de PC! No fundo, parece que os consumidores estão fartos do guerra AMD vs NVIDIA… Na qual a segunda, tem feito basicamente o que quer e lhe apetece nos últimos 5 anos.

Aliás, durante a primeira ‘AMA’ – (Ask Me Anything), no Reddit, os empregados da Intel mostraram-se extremamente entusiasmados pelo input da comunidade em relação à nomenclatura da nova placa gráfica da gigante dos microprocessadores.

Pois bem, a Intel anunciou hoje que a sua arquitetura de GPU com data de lançamento marcada para o ano de 2020 irá chamar-se Intel Xe (ou Xe)

Intel Xe

Nome que acaba por substituir o muito badalado ‘Intel Artic Sound’, ou ‘Gen12’ que também andou a circular pela imprensa… No entanto, é importante salientar que este é apenas o nome da arquitetura! Tal e qual como a NVIDIA tem a arquitetura ‘Turing’, ou a AMD tem a arquitetura ‘Vega’. O nome das placas gráficas propriamente ditas, vai ser bastante diferente, e bastante mais apelativo para o mercado de consumo tradicional.

Infelizmente, não tivemos acesso a muitos mais detalhes acerca da arquitetura em si…

Contudo, a Intel referiu que a arquitetura Xe irá ser produzida com o processo de 10nm. Similarmente, também confirmou, que irá ser usada numa grande gama de produtos, desde placas gráficas integradas, até produtos discretos, e até para produtos especializados no mundo empresarial ou investigação.

Intel Xe

Em suma, a Intel vai pegar nesta arquitetura, e vai criar duas ramificações! Uma para o mercado de consumo tradicional, e outra para o mercado de centros de dados e investigação científica.


O que pensa sobre tudo isto? Será que a Intel vai mesmo conseguir competir de igual para igual com a AMD e NVIDIA? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

4 COMENTÁRIOS

  1. “from teraflops to petaflops”…. porra, sério!? vamos ter tecnologia para NerveGear até 2022 então!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

A gama Apple iPhone 12 está no mercado há cerca de quatro dias e já houve vários relatos sobre esses smartphones. De acordo com...

Novo update do Windows 10 remove uma tralha especial!

A Microsoft disponiblizou um novo update para o seu sistema operativo. Assim surge no catálogo de atualização e remove uma tralha específica do Windows...

Cyberpunk 2077 foi novamente adiado para… 2077?

Ainda se lembra do anúncio de que Cyberpunk 2077 tinha chegado à fase Gold do desenvolvimento? O que por miúdos significa que estava finalizado?...

4° temporada no Fortnite? A parceria com a Marvel vai continuar!

Desde que chegou a praticamente todas as plataformas Gaming do mercado (PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e até para o Smartphone), Fortnite tem...

Xiaomi Mi Watch Lite: de light só tem mesmo o nome!

Volta e meia a Xiaomi dá-nos muitas novidades. Na maioria dos casos, algumas de que não estamos mesmo à espera. Este não é propriamente...