A muito antecipada placa gráfica dedicada da Intel, está a ter uma recepção muito calorosa por parte da comunidade de PC! No fundo, parece que os consumidores estão fartos do guerra AMD vs NVIDIA… Na qual a segunda, tem feito basicamente o que quer e lhe apetece nos últimos 5 anos.

Aliás, durante a primeira ‘AMA’ – (Ask Me Anything), no Reddit, os empregados da Intel mostraram-se extremamente entusiasmados pelo input da comunidade em relação à nomenclatura da nova placa gráfica da gigante dos microprocessadores.

Pois bem, a Intel anunciou hoje que a sua arquitetura de GPU com data de lançamento marcada para o ano de 2020 irá chamar-se Intel Xe (ou Xe)

Intel Xe

Nome que acaba por substituir o muito badalado ‘Intel Artic Sound’, ou ‘Gen12’ que também andou a circular pela imprensa… No entanto, é importante salientar que este é apenas o nome da arquitetura! Tal e qual como a NVIDIA tem a arquitetura ‘Turing’, ou a AMD tem a arquitetura ‘Vega’. O nome das placas gráficas propriamente ditas, vai ser bastante diferente, e bastante mais apelativo para o mercado de consumo tradicional.

Infelizmente, não tivemos acesso a muitos mais detalhes acerca da arquitetura em si…

Contudo, a Intel referiu que a arquitetura Xe irá ser produzida com o processo de 10nm. Similarmente, também confirmou, que irá ser usada numa grande gama de produtos, desde placas gráficas integradas, até produtos discretos, e até para produtos especializados no mundo empresarial ou investigação.

Intel Xe

Em suma, a Intel vai pegar nesta arquitetura, e vai criar duas ramificações! Uma para o mercado de consumo tradicional, e outra para o mercado de centros de dados e investigação científica.


O que pensa sobre tudo isto? Será que a Intel vai mesmo conseguir competir de igual para igual com a AMD e NVIDIA? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.