(Pirataria) Ameaçar os piratas pode ser má ideia!

A pirataria de jogos, filmes, música, séries e até de IPTV não é novidade para ninguém. No entanto, verdade seja dita… Deve ser terrível para um criador de conteúdo apostar o seu tempo, o seu talento e o seu dinheiro, para depois ver o seu produto finalizado a ser partilhado por essa internet fora, de borla.

É algo que sempre existiu no mundo dos jogos, e que sempre levantou vários tipos de discussão! No entanto, agora temos um ‘developer’ a vir a público afirmar que andar a ameaçar os piratas não é grande ideia. Porquê?



(Pirataria) Ameaçar os piratas pode ser má ideia!

Pirataria

Portanto, a explicação do developer é muito simples, a pirataria não vai simplesmente deixar de existir, por isso, andar a ameaçar os piratas apenas irá dar origem a mais ataques, a mais stress e claro, a um ambiente tóxico para várias indústrias.

Afinal de contas, apesar de o problema que é a partilha de conteúdo multimédia pirateado, a verdade é que muitos piratas são potenciais clientes, aliás, muitos deles já são clientes de vários serviços. Ou seja, a estratégia tem sempre de passar para uma conversão, e não por ameaças.

Curiosamente, os criadores de conteúdo andam a tentar converter piratas há vários anos, é por isso é que temos os free trials, temos ofertas de jogos para tentar que os jogadores comprem as expansões, etc… No entanto, temos vários responsáveis na indústria que preferem a via da intimidação, como foi o recente caso de Dana White da UFC, que antes do mais recente evento PPV, ameaçou publicamente todos os piratas que tinham intenção de partilhar o sinal do evento na Internet.



Caso não saiba, as provocações de Dana White resultaram numa resposta negativa por parte dos consumidores, sejam estes piratas ou não. Algo que o developer Adam Coster vem agora a público tentar explicar.

Muito resumidamente, numa publicação no GamesIndustry.biz, Coster disse o seguinte:

“Nós não queremos perder tempo e recursos numa luta contra a pirataria. É cansativo, é caro, e na verdade, não leva a lado nenhum. Mais vale pegar no nosso tempo, e criar o melhor produto possível. É assim que vamos conseguir converter piratas, com um produto de qualidade.

Não aceitamos pirataria, e é algo que fica bem aparente quando o tema vem à tona. No entanto, quando descobrimos piratas no nosso ecossistema, continuamos amigáveis, não arranjamos guerras.”

Nem todas as formas de pirataria são condenáveis!

Afinal de contas, segundo o developer, existem jogadores que simplesmente não têm outra opção. Não têm dinheiro para adquirir o jogo, ou até é possível que este não exista na sua região.

“Alguns consumidores vão tentar roubar o teu jogo. É a realidade. Leve isso como uma barreira que tem de ser ultrapassada, mas que não é imperativa. É um problema do negócio… A nossa mentalidade deve passar mais por fazer algo que valha a pena ser roubado.”


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!