(Super Resumo) O que aconteceu com as ações da GameStop?

O tema da valorização em bolsa da GameStop tem estado um pouco todo o lado, no entanto, verdade seja dita, ninguém sabe bem o que está a acontecer, ou melhor, o que deu origem a toda esta situação.

Pois bem, vamos tentar resumir.



(Super Resumo) O que aconteceu com as ações da GameStop?

Portanto, há 6 meses, Keith Gill lançou uma campanha para salvar a GameStop. Uma empresa que estava basicamente a um fio de ‘morrer’, com o valor em bolsa em queda devido aos ‘short-sellers’ de Wall Street.


O que é um Short Seller?

Muito resumidamente, é um investidor que pede uma ação emprestada, vende-a, e depois volta a comprá-la para a devolver ao dono original. A ideia é que durante o processo, o valor destas ações desça.

O que é um Hedge Fund?

É um investimento desenhado para proteger portfolios de mercados incertos.


Com estas explicações fora do caminho, Gill comprou uma grande quantidade de ações com o valor unitário de 5$.

Posteriormente, levou a sua campanha para o Reddit com o nome “deepfuckingvalue” e YouTube com o nome “Roaring Kitty”. A ideia era levar o valor destas ações para os 50$. Entretanto, em Agosto do ano passado, Keith decidiu começar a espalhar a ideia de que vender as ações era uma má ideia, dizendo aos jogadores “hold the line, we set the price!” (Aguentem, nós é que decidimos o preço!)

A comunidade começou a crescer em massa, e do nada, estas ações começaram a valer milhões! Com cada uma delas a valer 70$. Como se isto não fosse suficiente, Elon Musk foi ao Twitter dizer “Gamestonk” e pronto, o valor subiu para os 400$ por ação, uma completa loucura.

Foi nesta altura que a Robinhood suspendeu as vendas, devido ao facto de tanta gente estar a entrar no mercado de uma só vez, o que por sua vez causou uma queda para os 150$ por ação.  Curiosamente, existem indícios e vários rumores de que há uma ligação entre os ‘hedge funds’ e os maiores acionistas da Robinhood. 

Depois de tudo isto, o exército de jogadores trocou a Robinhood pela Vanguard ou Fidelity, e continuou a comprar ações. (O valor voltou a subir para os 300$).

Em suma, esta situação é tudo menos normal!

O exército de jogadores continua sem vender ações, recusando ganhar dinheiro a sério (+5000% em relação ao investimento inicial). E claro, Wall Street não consegue perceber o porquê, visto que já foram investidos cerca de 19 mil milhões de dólares.

Curiosamente, é provável que este fenómeno mude Wall Street para sempre, visto que o grupo já conta com milhões de participantes, completamente descentralizados e democráticos nas suas decisões. Ou seja, isto é mais um protesto de que uma jogada para fazer dinheiro! Afinal de contas, o jogo jogado por Wall Street favorece sempre os mais ricos… Mas agora existe um novo jogador pronto a fazer muitas mossas na armadura deste velho mundo.

Se estiver interessado no assunto, é boa ideia ir ao sub-Reddit r/wallstreetbets para perceber o que está a acontecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!