(Especial) Sabe o que é uma drive SSD? Como funciona?

Quando pensa em dar nova vida a um portátil ou uma velha torre, a resposta é quase sempre a mesma… Mete um SSD! Mas sabe como é que este tipo de drive de armazenamento funciona? Qual é a diferença relativamente a um HDD (disco rígido tradicional)?



(Especial) Sabe o que é uma drive SSD? Como funciona?

drive SSD?

Portanto, uma drive SSD é uma alternativa de armazenamento que se baseia no uso de chips de memória NAND Flash em vez de discos rotativos, para leitura ou escrita de dados. Estes chips também são utilizados no armazenamento dos smartphones, cartões SD e até nas famosas pens USB.

Dito isto, até o SSD mais barato do mercado é pelo menos 10x mais rápido que um HDD! Devido ao facto de conseguir aceder a múltiplos chips de forma simultânea. Também usam técnicas especiais para que não existam falhas quando os mesmos dados são modificados várias vezes.

Em paralelo, alguns chips usam níveis de voltagem diferentes, para manter múltiplos bits por elemento flash (SLC = 1 bit, MLC = 2 bits, TLC = 4 bits e QLC = 4 bits). (Mais bits por célula, mais barata irá ser a drive! Contudo, também ficam mais lentas, e duram menos tempo.)

Entretanto, existem drives SSD que usam o mesmo exato conector SATA que os discos rígidos usam. Enquanto outros usam entradas M.2, ou até entradas PCIe como os SSDs da Intel.

Vantagens das drives SSD:

  • Acesso rápido a ficheiros
  • Altas taxas de transferência
  • Grande velocidade a sair de idle ou sleep
  • Não é necessário desfragmentação
  • Resistentes a choque
  • Eficiência energética
  • Silenciosas

Desvantagens:

  • Mais caras por GB
  • Os dados podem desaparecer se ficarem desligadas demasiado tempo
  • Quando um chip ‘morre’, toda a drive deixa de funcionar

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub