Quer perder peso? A fibra pode ajudar! Saiba como!


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A fibra refere-se a um tipo de hidrato de carbono que não pode ser digerido por seres humanos. Que resumidamente, são classificados em fibras solúveis e insolúveis!

Dito isto, as fibras insolúveis funcionam principalmente como agentes “volumosos”. Contrariamente, a fibra solúvel pode ter efeitos poderosos sobre o metabolismo!

Evidências demonstram que a fibra solúvel pode ajudar a perder a terrível e indesejada gordura!

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Esta fibra alimenta as bactérias integrantes na flora intestinal.

Diferentes espécies bacterianas desempenham papéis importantes em vários aspectos da saúde! Incluindo:

  • Controle de peso
  • Controle de açúcar no sangue
  • Imunidade
  • Função cerebral

Assim como outros organismos, as bactérias precisam de ser bem alimentadas para se manterem saudáveis!

Factores como pH, temperatura e o tipo de comida que ingerimos influenciam a proliferação das “boas” bactérias intestinais. Os alimentos que nutrem as bactérias designam-se prebióticos!

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O que é que a fibra solúvel tem de tão importante?

A fibra solúvel como não é digerida, tende a atingir o intestino grosso relativamente inalterada! Assim, estas fibras podem ajudam a “alimentar as bactérias amigáveis” ​​que são absolutamente essenciais para uma boa saúde.

As fibras solúveis em contacto com a água formam géis! Assim, estes absorvem toxinas e gorduras, levando também a um retardamento do esvaziamento gástrico.

Em suma, os benefícios das fibras solúveis incluem:

  • Aumento da saciedade.
  • Aumento do transito intestinal , reduzindo sintomas de prisão de ventre.
  • Diminuição do colesterol e dos triglicerídeos.

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Fibra vs Inflamação

Em suma, as boas bactérias ajudam a combater a inflamação, um fator-chave para a obesidade e muitas doenças.

Similarmente, sabemos que a inflamação crónica desempenha um papel importante em quase todas as doenças ocidentais, incluindo doenças cardíacas, Alzheimer e síndrome metabólica.

Vários estudos observacionais mostraram que uma alta ingestão de fibras está ligada a níveis mais baixos de marcadores inflamatórios na corrente sanguínea.

Alimentos ricos em fibras solúveis:

  • Aveia,
  • Cevada,
  • Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha),
  • Maçã,
  • Cenoura,
  • Chia.

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Em síntese, adicionar à sua dieta diária alimentos ricos em fibra solúvel vai fortalecer a sua microbiota intestinal e consequentemente trazer inúmeros benefícios!


Conselho adicional – Ingerir bastante água sempre que consome alimentos ricos em fibras solúveis!

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Fonte: 1, 2, 3

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