Penhoras – Uma boa maneira de adquirir bons produtos a bons preços!


Por em

Com a crise que assolou e ainda assola o nosso pais, há muitos consumidores que não conseguem pagar as suas dívidas… O que poderá levar a uma penhora dos seus bens.

O que é uma penhora?

De forma muito resumida, uma penhora é a execução de determinado bem pertencente a determinada pessoa que, não pagou a sua dívida.

O que dá ao credor a possibilidade de executar qualquer bem do devedor! (Garantindo assim o pagamento do valor em dívida.)

Ou seja, quando a negociação entre as entidades (ou particulares) e o devedor não se consegue encontrar uma solução “intermédia”. O credor avança para penhora de determinado ou determinados bens integrantes do património do devedor, os quais após a sua venda, representam o pagamento da dívida.

Como é que posso adquirir um bem penhorado?

penhora, penhoras, penhorados

Existem vários tipos de bens em leilão, e qualquer pessoa pode apresentar propostas, pois não é exclusiva a profissionais.

Várias são as entidades públicas que “lançam” leilões de bens, com as regras devidamente tipificadas (descritas).

Estando atento, pesquisando e cumprindo as regras terá possibilidades de aceder a excelentes produtos, de todo o género, a excelentes preços.

As plataformas disponíveis funcionam enquanto leilão.

Após o término do prazo o licitador que colocou a maior proposta fica com o bem.

É preciso ter em conta que todos os leilões têm um valor mínimo que é variável. Por exemplo, um determinado bem pode ter um valor de abertura de 1 euro. Enquanto noutro, o valor inicial será de mil euros.

Quando licita um bem, não tem de meter imediatamente o dinheiro em cima da mesa! Caso seja o vencedor do leilão terá 15 dias para efetuar o pagamento.

Dito isto, pode encontrar todo o tipo de bens, desde carros penhorados, imóveis penhorados. (Entre outros artigos como computadores, tablets, etc…)

No que diz respeito a carros pode encontrar viaturas de todos os tipos e marcas. BMW, Mercedes, AUDI, VW e Renault são as marcas mais leiloadas.



Claro que hoje em dia, existem muitos profissionais que se dedicam exclusivamente à compra e venda de bens penhorados. Afinal de contas, antigamente, a maioria destes leilões era interdita a privados.

Mas hoje em dia é possível um particular adquirir um imóvel ou participar num leilão online de carros.

No entanto, nem tudo é fácil nos leilões e na venda de bens penhorados

 

Não sabemos o estado destes itens penhorados, por isso, é aconselhado a todos os interessados a marcação de uma visita ao bem, para verificarem o real estado do mesmo.

As vendas podem ser judiciais ou não judiciais, por entidades públicas (finanças, segurança social ou por entidades privadas). Nem sempre é fácil aferir do estado do veículo ou do imóvel, sendo aconselhável que se informe e conheça o bem que pretende adquirir.

Para marcar uma visita, basta contactar o fiel depositário e agendar. Caso não esteja por dentro do assunto, leve consigo um mecânico ou uma pessoa entendida em imóveis. (Dependendo do artigo em que está interessado) Aconselhamento a mais não fará mal com certeza.

O processo deve ser consultado com o objectivo de assegurar-se que não há base legal para que a penhora possa ser impugnada pelo executado. Deve também fazer uma análise documental! Com o objectivo de determinar se os registos estão actualizados relativamente aos intervenientes no processo.

Similarmente, tenha em atenção que algumas vendas dizem respeito a uma parte da propriedade. Ou seja, trata-se de um bem que tem vários proprietários e só se está a vender uma parte da propriedade (1/2 ou 1/3, por exemplo).

Atenção! Lembre-se que após realizar uma proposta fica obrigado a comprar o bem se a sua proposta for a mais alta (a proposta só pode ser retirada numa circunstância: se o acto de abertura de propostas for adiado por mais de 90 dias em relação ao primeiro dia designado para o efeito).

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Qual é a diferença entre uma gripe e uma constipação?

Já temos confirmação da data de lançamento da PlayStation 5!?

Seguinte