Os Ryzen 3000 não suportam a tecnologia SAM! – Muito tem sido dito acerca da tecnologia Smart Access Memory (SAM) da AMD! Uma tecnologia que a AMD apresentou como inovadora na altura do lançamento das novas placas gráficas Radeon RX 6000, que muito resumidamente, aproveita a largura de banda das linhas de comunicação PCIe para permitir ao processador aceder à totalidade da memória da placa gráfica.
Afinal de contas, segundo a própria empresa, a SAM tem o potencial de aumentar a performance em jogo, em alguns casos em quase 10%. Contudo, esta tecnologia não tem mesmo nada de proprietário, sendo baseada no standard PCIe… Aliás, a tecnologia até já está a chegar a algumas motherboards Intel, com uma melhoria no desempenho muito interessante.
Até aqui tudo bem, o problema é que apesar dos processadores Intel suportarem a tecnologia, parece que os ‘velhinhos’ Ryzen 3000 lançados no ano passado não têm essa capacidade.
- (Especial) Algumas fabricantes de SSDs estão a enganá-lo!
- Falta de luz poderá significar aumento do preço da memória em 2021
- (Black Friday ainda não terminou!) As promoções da Globaldata!
Os ‘velhinhos’ Ryzen 3000 não suportam a tecnologia SAM! Mas a Intel suporta!
Portanto, os processadores AMD Ryzen 3000 ‘Matisse’ baseados na arquitetura Zen 2, bem como as versões que os antecederam (Ryzen 2000 e Ryzen 1000 baseados nas arquiteturas Zen+ e Zen), não suportam a nova funcionalidade da AMD. Porquê? Aparentemente, os Ryzen 5000 introduzem uma funcionalidade física denominada de ‘ full-rate _pdep_u32/64‘ que é obrigatória para o suporte à tecnologia resizable-BAR.
Mas o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é que os processadores Intel têm suporte a este tecnologia desde os Intel Core 4000 (Haswell). Ou seja, qualquer processador Intel lançado depois de 2014 tem suporte à novidade. Sendo algo que depende apenas das fabricantes de motherboards atualizarem as BIOS dos seus produtos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!