Os Ryzen 3000 não suportam a tecnologia SAM. Mas a Intel suporta!

Os Ryzen 3000 não suportam a tecnologia SAM! – Muito tem sido dito acerca da tecnologia Smart Access Memory (SAM) da AMD! Uma tecnologia que a AMD apresentou como inovadora na altura do lançamento das novas placas gráficas Radeon RX 6000, que muito resumidamente, aproveita a largura de banda das linhas de comunicação PCIe para permitir ao processador aceder à totalidade da memória da placa gráfica.

Afinal de contas, segundo a própria empresa, a SAM tem o potencial de aumentar a performance em jogo, em alguns casos em quase 10%. Contudo, esta tecnologia não tem mesmo nada de proprietário, sendo baseada no standard PCIe… Aliás, a tecnologia até já está a chegar a algumas motherboards Intel, com uma melhoria no desempenho muito interessante.

Até aqui tudo bem, o problema é que apesar dos processadores Intel suportarem a tecnologia, parece que os ‘velhinhos’ Ryzen 3000 lançados no ano passado não têm essa capacidade.



Os ‘velhinhos’ Ryzen 3000 não suportam a tecnologia SAM! Mas a Intel suporta!

Ryzen 3000 SAM

Portanto, os processadores AMD Ryzen 3000 ‘Matisse’ baseados na arquitetura Zen 2, bem como as versões que os antecederam (Ryzen 2000 e Ryzen 1000 baseados nas arquiteturas Zen+ e Zen), não suportam a nova funcionalidade da AMD. Porquê? Aparentemente, os Ryzen 5000 introduzem uma funcionalidade física denominada de ‘ full-rate _pdep_u32/64‘ que é obrigatória para o suporte à tecnologia resizable-BAR.

Mas o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é que os processadores Intel têm suporte a este tecnologia desde os Intel Core 4000 (Haswell). Ou seja, qualquer processador Intel lançado depois de 2014 tem suporte à novidade. Sendo algo que depende apenas das fabricantes de motherboards atualizarem as BIOS dos seus produtos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também