Muitos especialistas ficaram com a sensação que a aposta da Apple no ARM é basicamente um mote para o que o futuro da computação nos reserva. No entanto, também parecia óbvio que a aposta das gigantes Intel e AMD continuava bem assente na arquitetura X86… Ou será que não?
- Os Ryzen 3000 não suportam a tecnologia SAM. Mas a Intel suporta!
- (Black Friday ainda não terminou!) As promoções da Globaldata!
Concorrência? A AMD já está a trabalhar num rival ARM para os esforços da Apple!
Portanto, é inegável que a Apple fez abanar a indústria da produção de processadores com a chegada dos seus primeiros Macs baseados no SoC ARM M1. Afinal de contas, estamos a falar de produtos inovadores que não só trazem um aumento de performance para cima da mesa, como surpreendem forte e feio na autonomia.
Pois bem, ao que tudo indica, a Apple não está sozinha nesta corrida! Afinal de contas, a AMD que até já brincou com esta ideia em 2014 com os seus processadores K12 (ARMv8) está agora a desenvolver novos produtos para competir com a gigante Norte Americana da maçã trincada.
As informações chegaram à Internet através do reputado ‘leaker’ Mauri QHD, afirmando que existem duas versões de um chip em desenvolvimento, um com RAM integrada e outro sem memória. Assim, de forma bem curiosa, este esforço da AMD nem sequer é uma consequência da aposta da Apple, visto que os primeiros protótipos já estão quase prontos… Ou seja, a AMD já tem isto em desenvolvimento há algum tempo!
Curiosamente, a CEO da AMD (Lisa Su) vai subir ao palco da CES 2021 no dia 12 de Janeiro. Pode ser que fiquemos a saber alguma coisa sobre este assunto nessa altura.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.