Falta de luz poderá significar aumento do preço da memória em 2021

O título pode parecer ridículo, visto que nas nossas casas, a falta de luz durante 1 ou 2 horas poderá apenas resultar em alguma indignação e no máximo alguma comida estragada. No entanto, no mundo da produção de semicondutores, a coisa é bem mais complexa…



1 hora sem luz poderá significar aumento do preço da memória em 2021

aumento do preço memória

Portanto, ao que tudo indica, a Micron teve de lidar com uma quebra no fornecimento de energia de mais ou menos 1 hora. O que pelos vistos pode potencialmente afetar 10% de todos os componentes essenciais para a produção de memória DRAM para os próximos meses.

Assim, com a exigência do mercado a subir em relação à quantidade de memória RAM, tanto em PCs, como consolas, e claro, nos smartphones, esta ‘brincadeira’ de 60 minutos poderá sair caro aos bolsos dos consumidores. Afinal de contas, os especialistas da indústria já estão a prever um aumento significativo do preço em 2021, nomeadamente na altura em que este stock agora estragado deveria chegar às prateleiras.

Mas porquê todo este drama?

Na verdade é muito simples, a produção de semicondutores é um negócio caro e complexo. Aliás, todos os passos de produção são extremamente complicados, sendo necessário um equilíbrio massivo entre o uso de materiais caros e raros, higienização, e teste. A produção de ‘wafers’ é um processo que demora meses desde o seu estado inicial até à chegada às fabricantes do produto final. Assim, faltas de luz ou contaminação do material poderão mesmo resultar em perdas gigantescas.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


(Especial) Algumas fabricantes de SSDs estão a enganá-lo!

Quando decide comprar um novo SSD para o seu PC principal, é muito provável que já vá com uma ideia bem definida da performance que poderá esperar da drive no seu dia-a-dia.

No entanto, se calhar vai com uma ideia bastante errada! Sabe porquê? Algumas fabricantes estão a mudar os chips de memória bem como os controladores do SSD depois da primeira remessa de produtos ter sido lançada e analisada pela imprensa… Para aumentar as margens de lucro, claro está.



Leia o resto do artigo aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft vai mesmo apostar no Surface Duo 2! Vale a pena?

Quando a Microsoft anunciou originalmente o seu Surface Duo, o mundo dos smartphones tremeu! Afinal de contas, a gigante Norte-Americana, que no passado até...

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!