Os novos CPUs mobile Ryzen vão impressionar tudo e todos!

Historicamente, os processadores pensados para o mercado mobile (portáteis) são quase sempre componentes re-aproveitados de gerações passadas, baseados em processos mais antigos, com pouca performance real para oferecer, de forma a não arruinar o equilíbrio térmico da máquina ou autonomia da bateria.

No entanto, parece que a AMD está pronta a dar um autêntico chuto nesta tradição! Afinal de contas, segundo os novos benchmarks, o CPU mobile topo de gama da fabricante vai meter muitas soluções desktop, com níveis de eficiência muito mais baixos, no seu bolso verdinho!



Os novos CPUs mobile Ryzen vão impressionar tudo e todos!

mobile ryzen

Portanto, o novo Ryzen 9 4900HS que deverá fazer as delícias dos fãs do mundo mobile, já provou através de vários benchmarks que deverá oferecer a mesma performance do atual Ryzen 5 3600, ao apresentar um impressionante TDP de 35W! Acredito que estamos certamente a falar de um chip realmente interessante para toda a indústria.

Afinal, os novos Ryzen 4900HS e 4900, são basicamente as jóias da coroa da nova gama de APUs Ryzen 4000. São processadores com 8 núcleos e 16 threads, contando ainda com um GPU Radeon Vega com 8 unidades de computação e 512 shaders. Ou seja, potencial para performance de topo é o que não falta.

Contudo, o que realmente tem estado a impressionar, é o TDP destes produtos. Ao fim ao cabo, o 4900HS tem um TDP de 35W chegando aos 4.3GHz, enquanto o Ryzen 4900 tem um TDP de 45W chegando aos 4.4gHz. (Ambos os GPUs oferecem 2 TFLOPs de potência com uma frequência de 1750MHz).

mobile ryzen

Estes processadores são tão poderosos, que nem sequer faz sentido compará-los com a anterior geração de produtos Ryzen mobile! Ou seja, a comparação tem de ser feita com o CPU com a performance mais similar da gama desktop, o Ryzen 5 3600 (65W de TDP) com 6 núcleos e 12 threads. Ainda assim, o Ryzen 5 4900HS consegue ser ~11% mais rápido!

Entretanto, os novos Ryzen 4000 deverão começar a dar um ar de sua graça no mercado já no próximo mês de Abril. Começando logo pelo novo Asus Zephyrus G14, que promete finalmente levar a AMD para o mundo do gaming mobile.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Novas baterias capazes de revolucionar o mundo dos smartphones!?

Apesar da clara evolução no mundo das baterias, especialmente na parte das tecnologias de carregamento rápido. A verdade é que este componente continua a...

Volvo decidiu deixar de meter pele nos seus veículos (Elétricos)

Antigamente, era fácil definir o interior de um qualquer veículo, pelos seus estofos em pele, e todo o revestimento da consola central com o...

Zoom: já pode esconder a cara de quem não quer ver!

As reuniões virtuais no Zoom tornaram-se muito populares durante a pandemia de COVID-19 e mesmo agora em que já não estamos em confinamento elas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!