NVIDIA com medo da AMD? Novas placas ‘Ampere’ adiadas!

Muitos têm sido os ‘leaks’ acerca das novas placas gráficas NVIDIA ‘Ampere’, a geração que deverá tomar o lugar das atuais RTX 2000 baseadas na arquitetura ‘Turing’, com várias menções a aumentos de performance a rondar os ~50%, ao mesmo tempo que a eficiência energética sobe quase 100%!

No entanto, parece que a gigante do mundo gráfico decidiu adiar o lançamento das suas novas placas para o fim do ano… Mas o culpado aqui não é o Coronavírus!



NVIDIA com medo da AMD? Novas placas ‘Ampere’ adiadas! A culpa não é do COVID

AMD vs NVIDIA

Portanto, o lendário ‘leaker’ AquariusZi do fórum PC_Shopping acabou de anunciar que as novas RTX 3000 não irão chegar ao mercado até pelo menos ao último trimestre do ano. Ou seja, é provável que além das consolas de nova geração, também tenhamos novas placas NVIDIA à espreita da nossa carteira.

Será esta a oportunidade da AMD fazer mossa na rival? É que pelos vistos, a NVIDIA quer esperar para perceber o que a responsável pelas placas Radeon RX tem para oferecer!

Como deve saber, a AMD está neste momento a preparar o lançamento de placas gráficas topo de gama, baseadas na arquitetura Navi 2. Por isso, além da epidemia do novo Coronavírus que anda a arruinar a produção um pouco por todo o lado, parece que NVIDIA quer esperar para perceber se vale ou não a pena fazer um all in. (Baixa de preços, modelos mais fortes, etc…)

Ou seja, a razão deste adiamento é também devido ao COVID-19, mas é principalmente graças à nova ameaça da AMD, que aparentemente está prestes a lançar uma ‘NVIDIA RTX Killer’.

Mas porquê este medo da AMD agora? É tudo graças ao anúncio relativamente à nova Xbox Series X!



Pelos vistos, ninguém estava à espera deste tipo de especificações numa simples consola! Afinal de contas, uma consola nunca tem o objetivo de oferecer especificações técnicas de topo, a ideia é ser sempre um aparelho barato e simples de produzir para chegar às massas.

O que por sua vez, levantou algumas sobrancelhas no lado da NVIDIA!

É que se a AMD consegue oferecer uma potência gráfica deste tipo numa consola de ~500€. É provável que as suas placas não fujam muito a este preço… O que pode ser uma ameaça séria ao domínio da empresa verdinha responsável pelas placas RTX.

Assim, como a NVIDIA continua a reinar no mercado gráfico, não existindo ainda necessidade de renovar a gama ou baixar preços. A fabricante decidiu esperar para ver o que poderá acontecer. O que poderá ser genial, ou um erro crasso… Vamos também ter de esperar para ver.


NVIDIA com medo da AMD? Novas placas ‘Ampere’ adiadas! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário