Os novos AMD Ryzen 4000 vão ter 4 threads por núcleo físico?

Os novos AMD Ryzen 4000 vão ter 4 threads por núcleo físico? – Foi apenas em Julho que a AMD lançou os seus super populares processadores Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm, o que pelos vistos remeteu a Intel para segundo plano, pelo menos se tivermos em conta todos os relatos de especialistas e retalhistas de topo.

No entanto, agora que os produtos já estão a dominar no mercado, está na hora de olhar para o futuro da AMD… Ou como quem diz, a arquitetura Zen 3 que deverá ser baseada no processo de fabrico 7nm+ da TSMC!



Que além de melhorias na eficiência, densidade de transístores e performance, vai ainda trazer mudanças massivas às capacidades SMT que poderão até possibilitar o uso de 4 threads por cada núcleo de processamento físico.

Consegue imaginar um Ryzen 9 4950X com 32 núcleos e 128 threads?

ryzen 4000

Quem fala de um Ryzen 9 4950X também pode falar de um processador Threadripper ou EPYC com 64 núcleos e 256 threads! Algo que seria sem grandes dúvidas um monumental salto em relação aos atuais EPYC Rome que contam com uns já estrondosos 64 núcleos e 128 threads.

Portanto, as 4 threads por núcleo de processamento seriam brutais para os centros de dados, e investigação científica. Mas também seriam muito interessantes para o utilizador comum, caso a funcionalidade chegue ao mercado de consumo já no próximo ano.

Ainda assim, temos de dizer que a tecnologia não é assim tão nova quanto isso… É que a IBM já conta com 8 threads por núcleos na sua arquitetura Power CPU. Ainda assim, temos de dizer que a AMD seria a primeira a implementar tal coisa no mundo x86.

Provavelmente, não vamos ver isto nos Ryzen 4000…

Apesar desta tecnologia ser super entusiasmante, o software atual não está ainda preparado para este número massivo de threads num único CPU. Afinal de contas, a grande maioria dos jogos nem sequer usa 16 threads, quanto mais 128.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também