Estes são os emails que transformam a sua vida num inferno!

Quando utiliza o email há algumas coisas a que tem mesmo de dar atenção. É que os criminosos continuam a lançar diariamente mensagens perigosas. Os e-mails continuam a ser um dos métodos mais populares para atingir os consumidores, mas há alguns sinais reveladores de que algo não está bem. Assim estes são os emails que podem transformar a sua vida num inferno! Apague-os já!

Estes são os emails que transformam a sua vida num inferno!

No meio do afluxo diário de e-mails que chegam à sua caixa de entrada, é crucial manter-se atento a sinais de potenciais ameaças. O principal perigo está nas frases aparentemente inocentes que podem significar problemas para a sua segurança.

- Publicidade -

Por isso, se quiser ficar seguro e manter o seu PC livre de malware, há algumas coisas a que tem de estar atento.

É necessária uma ação urgente

Uma mensagem com a frase “É necessária uma ação urgente” deve fazer soar o alarme, uma vez que os criminosos utilizam frequentemente esta tática para deixar as pessoas preocupadas e abrirem as mensagens sem pensar. Esta frase indica frequentemente uma tentativa de criar um sentido de urgência e de pressionar o destinatário a tomar medidas imediatas sem considerar cuidadosamente as consequências.

Gmail não recebe mensagens novas, Gmail mensagem perigo

Eis um exemplo do que se deve ter em atenção: “A sua conta foi comprometida. É necessária uma ação urgente para proteger a sua conta. Clique aqui para verificar as suas credenciais de início de sessão.”

Suspensão da conta

Os criminosos utilizam frequentemente esta tática para coagir os destinatários a fornecerem informações ou credenciais sensíveis sob o pretexto de resolverem um suposto problema.

Eis um exemplo do que se deve ter em atenção: “A sua conta será suspensa dentro de 24 horas devido a atividade suspeita. Para evitar a suspensão da conta, confirme os detalhes da sua conta respondendo a este e-mail.”

Vencedor de um prémio

Se receber um e-mail a dizer que é o vencedor de um prémio, tenha cuidado. As mensagens que dizem “Parabéns! Ganhou” são muitas vezes uma forma segura de instalar malware no seu PC. “Estes e-mails servem muitas vezes de isco para levar os destinatários a divulgar informações pessoais ou a clicar em ligações maliciosas.

abrir o Gmail no Chrome, verifique o gmail

Clique aqui para uma oferta especial

Entretanto as frases que incentivam os destinatários a clicar em hiperligações para ofertas ou promoções exclusivas devem ser abordadas com cautela. Os criminosos utilizam frequentemente esta tática para redirecionar os utilizadores para sites de phishing concebidos para roubar credenciais de início de sessão ou instalar malware nos seus dispositivos.

Acesso suspeito ou não autorizado

Entretanto as mensagens de correio eletrónico que alegam um acesso suspeito ou não autorizado às suas contas têm como objetivo incitar ao pânico e à ação imediata. Os fornecedores de serviços legítimos comunicam normalmente essas notificações através das suas plataformas oficiais e não por correio eletrónico.

Eis um exemplo do que se deve ter em atenção: “Detectámos uma atividade de início de sessão invulgar na sua conta. Clique aqui para verificar a sua identidade e proteger a sua conta.”

Assim estes são os emails que tem mesmo de apagar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.