Espaço privado do Android 15 protege-o mas tem um requisito!

O Android 15 está em desenvolvimento a toda a velocidade. No entanto isto não impede que as coisas não estejam a ser pensadas ao pormenor. Uma das grandes novidades a chegar é o Espaço Privado do Android 15 e promete garantir a sério a sua segurança. No entanto vai pedir uma coisa em troca.

Espaço privado do Android 15 protege-o mas tem um requisito!

A Google parece estar a considerar minuciosamente as implicações de privacidade da funcionalidade “Espaço Privado” do Android. Isto porque a empresa irá sugerir que os utilizadores criem uma conta Google separada como descobriu o site AndroidPolice.

- Publicidade -

Tal como se noticiou no ano passado, o Espaço Privado é uma forma de ocultar aplicações Android seleccionadas (e as respectivas notificações) para que não apareçam no seu dispositivo, a menos que sejam explicitamente desbloqueadas. Pode pensar nisso como uma forma de manter partes da sua vida digital separadas do resto, tornando um pouco mais seguro entregar brevemente o seu telefone desbloqueado a outra pessoa.

digitalizar documentos no ficheiros da Google, Pesquisa Google, Google bloqueadores de anúncios, mais espaço na conta Google,, salvar conta Google, maior novidade da google, Google função Portugal

Dada a escala do Espaço Privado, não esperamos que chegue até a atualização do Android 15 deste outono, no mínimo. No entanto isso não impediu que pistas aparecessem no Android 15 Developer Preview e nas versões beta do Android 14 QPR3.

O espaço privado permite fazer muita coisa. Assim pode ter fotografias, ficheiros, e-mails, contactos, eventos de calendário e outros dados sincronizados, tudo num espaço a que terceiros não podem ter acesso. O mesmo para histórico de transferências de aplicações e recomendações.

Será prático?

Em primeiro lugar, ao utilizar uma Conta Google secundária no Espaço Privado, pode também registar-se em cada uma das variadas aplicações utilizando esse mesmo endereço de e-mail secundário. Ou seja, terá duas contas em cada aplicação. Isto fora do ecossistema Google. Mas da mesma forma, parece que poderá manter instâncias separadas dos Contactos, Calendário e Google Fotos. Atualmente, cada uma destas aplicações permite-lhe alternar rapidamente entre todas as suas Contas Google com sessão iniciada. Mas talvez o suporte do Espaço privado dedicado esteja para breve em cada uma delas, ocultando a conta extra, a menos que seja desbloqueada.

Fotos Google, Gmail e Google Fotos purga, Google Fotos multas, ganhar espaço no Google Fotos, perder imagens no Google Fotos

Em segundo lugar, a Google Play Store mantém um registo de todas as aplicações que já instalou num dispositivo Android, embora possa voltar atrás e eliminar quaisquer entradas indesejadas. Uma conta dedicada do Espaço Privado ocultaria quaisquer aplicações sensíveis do seu histórico de aplicações e da sua Biblioteca da Família.

Em terceiro lugar, não é certamente desejável deixar vestígios de quaisquer sites sensíveis em que possa navegar.

Embora possa utilizar o modo de navegação anónima para não deixar (quase) nenhum vestígio dessa atividade, estaria a sacrificar a conveniência dos marcadores e das palavras-passe guardadas do Chrome. Com uma Conta Google alternativa, pode tirar partido de todas essas funcionalidades sem revelar os seus hábitos de navegação.

Em quarto lugar, sempre que navegar na Internet ou utilizar a Pesquisa Google com sessão iniciada na sua conta, essas informações são utilizadas para moldar as recomendações da empresa para si. Por exemplo, se pesquisar guias relacionados com um determinado jogo, poderá ver artigos ou vídeos sobre esse jogo apresentados no Google Discover ou na sua página inicial do YouTube. Se fizer a sua navegação a partir de uma conta separada, as suas recomendações principais não se afetam.

De um modo geral, este parece ser um esforço bem ponderado por parte da Google para introduzir um nível adicional de privacidade.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.