(Opinião) O ecrã AMOLED é realmente a melhor experiência do mercado?

Como deve saber, nos últimos anos, a maioria das marcas de smartphones, têm vindo a apostar no ecrã AMOLED/OLED. Ecrã este, que foi sempre a escolha preferida dos equipamentos da Samsung e com razões óbvias para o ser.

Afinal de contas, quando pensa no melhor ecrã do mercado, a primeira coisa em que deve pensar é nos ecrãs AMOLED da Samsung. (Até a Apple partilha desta opinião, visto que equipa os seus iPhone, com painéis da rival Coreana)

Portanto, em termos de visualização são sem dúvida considerados os melhores do mundo pela grande maioria dos entusiastas. Não só, pelas cores apresentadas, como também pelo nível da profundidade das mesmas, o que por sua vez, aumenta imensamente a imersão no consumo multimédia.

Ainda assim, se por acaso não sabe o que estes ecrãs têm de especial… Primeiramente, saiba que os ecrãs OLED, têm como base uma parte orgânica (O), que não só, é o ‘culpado’ das maiores vantagens deste ecrã. Como também, das desvantagens do mesmo.

Algumas das vantagens dos ecrãs AMOLED/OLED:

  • Visualização no exterior contra a luz do sol: Aqui, estes ecrãs ao contrário dos LCD IPS, conseguem ultrapassar os 1200/nits de claridade quando em “overboost”. Um modo ativado pelo próprio equipamento. Que os torna, praticamente os “campeões” do exterior, mas saiba que a bateria também sofre com isto…

  • Visualização de conteúdo multimédia: Aqui, este ecrã também se destaca com o incrível contraste e pretos profundos. Aliás, cada pixel tem a sua própria luz “backlight”, ou seja, quando apresentada a cor preta, os pixeis simplesmente desligam.

  • Autonomia: Como foi mencionado em cima, em imagens pretas, os pixeis desligam-se automaticamente, de forma individual. E assim, menos pixeis ligados, menos bateria gasta! (Não é por acaso que o ‘Dark Mode’ está na moda)

Ecrã AMOLED vs LCD vs Retina vs Infinity Display. Qual o melhor?


Se tiver um smartphone com ecrã OLED, faça o teste!

Coloque uma imagem de cor preta em todo o ecrã, e questione os seus amigos se o ecrã se encontra ligado ou desligado, com a iluminação ao máximo. Verá, que é praticamente impossível ver a diferença.

Huawei EMUI

Contudo nem tudo são coisas boas nestes ecrãs… Também existem pontos negativos

Aliás, como utilizador habitual deste tipo de tecnologia, em quase todos os meus equipamentos já senti vários problemas “na pele”, e na carteira.

Portanto, o problema mais comum por mim encontrado, é o ecrã queimado! O famoso “burned screen”. Um fenómeno, que acontece se tiver uma imagem no mesmo sítio durante muito tempo, causando a ‘queima’ de alguns pixeis, o que por sua vez, deixa uma marca no ecrã que nunca irá desaparecer. (Não é por acaso, que o relógio do modo “Always On” está sempre a mudar de posição.)

Já tive 4 smartphones com ecrã AMOLED, que acabaram por apresentar problemas no ecrã

Desde o Samsung S6 Edge Plus, S7 Edge, S8+, até ao meu atual Note 8, consegui sempre queimar o ecrã, com graus de gravidade diferentes.

Contudo, posso desde já dizer, que a gota de água está a ser o meu atual Galaxy Note 8!

Samsung Galaxy Note

Este smartphone, não só apresentou queimaduras devido aos botões criados pelo Android. Como também, com apenas 1 ano de uso, começou recentemente a apresentar pixeis mortos, algo que curiosamente, também aconteceu no meu S7 Edge.

É no fundo, algo que me irrita profundamente, visto que preciso do equipamento todos os dias, para trabalhar. E todos os dias, tenho os pontos mortos a gozar com a minha cara.



Ao fim ao cabo, sou um utilizador “exigente”, com uma média diária de 6 até 8 horas de uso no ecrã, ou mais…. Ainda assim, acaba por não fazer sentido, que esta tecnologia continua a apresentar este tipo de problemas, de uma maneira tão precoce.

Aliás, tenho um amigo , que decidiu utilizar o seu Samsung Galaxy S9+ com o modo de leitura nocturno sempre ligado, para atenuar este efeito. (Filtro de luz azul)

Saiba, que a cor azul é a maior causa para a queimadura precoce do AMOLED. Mas fica a questão… Para quê comprar o melhor ecrã se não o utiliza ao máximo…

Samsung Galaxy S9

Sobre a questão do artigo, (melhor experiência do mercado), tenho a informar que não existe uma resposta concreta para a mesma.

Isto, porque nem os LCD IPS, ou os antigos Retina da Apple, são perfeitos, e não chegam nem de perto ao nível de cores, dos ecrãs AMOLED da Samsung, mas pelo menos, costumam ter mais durabilidade.

Ainda assim, talvez isto nem seja o mais importante, visto que até a Apple já utiliza os ecrãs AMOLED da Samsung, o que demonstra o quanto os entusiastas gostam desta tecnologia.

Como prevenir a maioria destes problemas?

Poderá minimizar, ou até evitar alguns destes problemas, com a utilização de temas escuros, ou se está mesmo preocupado, com o modo de leitura noturno. Além disso, tente evitar o uso de imagens estáticas, especialmente se forem de cor azul. E claro, tente não utilizar o equipamento demasiado tempo ao sol.


Ademais, qual é a sua opinião sobre este assunto? Qual é o seu ecrã preferido? Partilhe todas as suas experiências e opiniões, nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário