(Opinião) Caso Huawei: Explicação de Trump é no mínimo ridícula!

(Opinião) Caso Huawei: Explicação de Trump é no mínimo ridícula! – Como deve saber, estamos muito provavelmente a assistir a uma das piores semanas de sempre da vida da Huawei. E no fundo, a um ataque no mínimo preocupante, à liberdade de escolha num mercado que deveria de ser livre.

O impacto da proibição começa a ser cada vez mais claro, e cada vez mais nefasto para uma das únicas fabricantes de smartphones, que mostrava sinais de crescimento… Isto, enquanto gigantes como a Apple e Samsung, passavam por um periodo de estagnação.

No entanto, apesar do impacto ser cada vez mais óbvio… O que acaba por ser muito pouco claro, é mesmo o porquê desta proibição!



Huawei Android

A explicação oficial, de acordo com a ordem executiva, é que o Hardware da Huawei põe a segurança dos Estados Unidos em risco. O que até pode ser aceite, quando temos em consideração os aparelhos que equipam as antenas 3G/4G/5G… Mas e os smartphones?

É que os telemóveis Huawei, nem sequer são vendidos nos Estados Unidos!

Qual é a razão, de proibir a venda de cerca de 11 mil milhões de dólares, em componentes e software ‘made in USA’? Aliás, se a lógica é o controlo do governo Chinês, a mesma lógica pode ser usada para outras empresas, como a Xiaomi, Lenovo ou até a DJI.

Vamos acabar com estas empresas todas? Sem provas?



Em boa verdade, o que está a complicar toda a situação, é a guerra comercial entre os EUA e a China… Afinal de contas, há mais de um ano, que Donald Trump anda a meter mais e mais tarifas, na importação de produtos Chineses.

O que por sua vez, fez com que a China criasse as suas próprias tarifas! Aumentando a tensão, ao mesmo tempo que várias rondas negociais, terminaram com um avanço nulo.

Portanto, é fácil perceber, que a Huawei é o alvo primordial… De uma jogada muito maior, para fazer com que a China, chegue a um qualquer acordo com os Estados Unidos. Ou seja, no fundo, uma jogada de força de Trump.

Curiosamente, Trump até já veio a público, falar sobre tudo isto, na passada quinta feira:

Trump: A Huawei é algo muito perigoso para nós. Se for a olhar, ao que já fizeram num ponto de vista de segurança, num ponto de vista militar… É muito perigosa. Mas é possível que até a Huawei seja incluída num acordo. Se chegarmos a acordo, eu consigo imaginar a inclusão da Huawei.

Jornalista: Como é que seria esse acordo?

Trump: Seria muito bom para nós.

Jornalista: Sim, mas a parte da Huawei, como é que chegariam a acordo?

Trump: É ainda muito cedo para saber. Estamos apenas muito preocupados, num ponto vista de segurança.


Em suma, segundo as declarações de Donald Trump, podemos tirar duas conclusões:

  • Primeira: As restrições foram impostas, devido a preocupações de segurança.
  • Segunda: As restrições podem vir a ser levantadas, mediante um acordo.

Isto não faz qualquer sentido… Então, a Huawei é um perigo de segurança, mas se os EUA chegarem a um acordo na mesa de negociações, já está tudo bem?



A China chega à mesa de negociações, pede desculpa, diz que não volta a espiar, e vai tudo numa boa para casa? Ou não existe qualquer suspeita de invasão de privacidade, e tudo isto é um bluff?

Se a Huawei é uma ameaça antes do acordo, vai continuar a sê-lo depois do acordo! Isto é óbvio.

Enfim… Não perca os próximos episódios, porque nós, também não!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Fonte (41min)

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.