As coisas não estão fáceis para ninguém. As marcas de smartphones tiveram 12 meses difíceis, especialmente no competitivo mercado dos EUA. Marcas estabelecidas como a Apple e a Samsung registaram alguns ganhos no último trimestre. No entanto, apenas uma empresa cresceu ao longo de todo o ano. De facto, a OnePlus teve um forte 2020 e os principais responsáveis são os operadores nos Estados Unidos!
OnePlus foi a única marca que cresceu nos Estados Unidos!
De acordo com os últimos dados de mercado da Counterpoint Research, a OnePlus registou um aumento massivo na procura de smartphones dos EUA ao longo de 2020. Assim viu as suas vendas aumentar 163% em termos homólogos.
As vendas mais fortes foram principalmente nas aquisições associadas aos operadores. A título de exemplo, a marca tem uma parceria com a T-Mobile desde finais de 2018 e selou um acordo com a Verizon em 2020. Isto para o topo de gama OnePlus 8 UW.
Entretanto as decisões da Apple e da Samsung de aumentar os preços em alguns dispositivos emblemáticos deixaram alguns clientes norte-americanos à procura de opções mais acessíveis. Foi aí que aumentou a procura pelos smartphones da OnePlus.
É verdade que o grupo de compradores ainda é relativamente pequeno porque a maioria dos clientes nos EUA optou por comprar smartphones mais caros. Ainda assim isto pouco beliscou a OnePlus.
A curto prazo, a Counterpoint Research espera que o Nord N10 5G seja bastante popular devido à relação qualidade-preço. Olhando, de facto, para este smartphone é bem provável que esta previsão se torne realidade.
A longo prazo, o sucesso continuado da OnePlus nos Estados Unidos vai depender provavelmente da sua capacidade de dar resposta às exigências dos operadores e preencher os escalões de preços específicos. Isto pode significar mais telefones de gama baixa e média.
Esta estratégia a envolver os operadores é realmente boa. Foi exatamente assim que a Huawei se começou a expandir e todos sabemos onde é que isso os levou. Pelo menos até o Trump ter começado uma guerra com esta marca e não só.