São cada vez mais os produtos a chegar ao mundo mobile a ter como base ecrãs OLED, ou processadores baseados em arquiteturas ARM. Aliás, além do domínio completo da tecnologia OLED em tudo o que é tablets, smartphones, e agora portáteis, temos de olhar com olhos de ver para o que está a acontecer no lado dos processadores.
O domínio da Intel e AMD pode estar a chegar ao fim. A performance, e mais importante que isso, o aumento da autonomia que os processadores ARM estão a trazer para o mundo dos portáteis, pode vir a mudar por completo a forma como se olha para um computador.
OLED e ARM: Vai ser o domínio completo do mundo mobile!
Portanto, temos de deixar para trás das costas as tecnologias LCD, mini-LED, QLED, bem como qualquer outra tecnologia de ecrã que necessite de uma fonte de luz (backlight). O OLED é o presente e o futuro da tecnologia mobile, ao oferecer uma maior qualidade de imagem, uma maior eficiência energética, isto nunca esquecendo a componente do design, visto que o OLED permite produtos mais finos, mais leves, e com margens quase invisíveis.
Os muito recentemente lançados iPad Pro da Apple, bem como os mais recentes portáteis da ASUS, Lenovo, e agora até da Microsoft, provam exatamente isso.
O OLED chegou, viu e conquistou.
O preço pode, pelo menos por enquanto, ser um pouco mais alto… Mas vale a pena!
Por outro lado, temos também de olhar para a revolução que começou no lado dos processadores em 2019, curiosamente com o dedo da Apple, que agora também está a chegar aos portáteis Windows.
Mais concretamente, a Apple disse adeus à Intel há alguns anos atrás para apostar em SoCs próprios, a começar com o M1. Uma aposta vencedora, visto que a gigante já está no M4 (2024), sempre com níveis de performance incríveis, e baterias que parecem nunca acabar.
Pois bem, enquanto a Apple já chegou ao M4, o mundo Windows chegou agora aos processadores Snapdragon X (Elite e Plus), que curiosamente até prometem níveis de performance significativamente superiores aquilo que a Apple tem para oferecer em alguns caso de uso.
Já olhou para os novos Surface? Estão incríveis, e são um sinal claro de que o sistema operativo da Microsoft está a evoluir por um caminho provavelmente inesperado para muitos utilizadores.
Esta é uma moda que está a começar agora no lado do Windows, mas que apenas deverá aumentar de nível! Visto que até a NVIDIA já se juntou à MediaTek para aproveitar a nova tendência. Isto ao oferecer chips ARM ainda mais poderosos, e claro, com uma capacidade gráfica nunca antes vista.
Os portáteis estão a mudar, sendo inegável que a AMD e Intel podem estar prestes a passar por um mau bocado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!