Estamos fartos de dizer que o S24 Ultra é uma simples melhoria à filosofia de design que a Samsung tem vindo a implementar em toda a sua gama Galaxy nos últimos anos, ao ser obviamente muito parecido so S23 Ultra do ano passado, que por sua vez já era extremamente parecido ao S22 Ultra de 2022.
Porém, temos uma especificidade no S24 Ultra que não existe nos outros dois, e que inicialmente foi retratada como “downgrade”. Ou seja, na teoria, poderia ser considerado como um passo atrás na evolução do aparelho dentro do ecossistema Android.
Será isto verdade? Nem por isso!
O S24 Ultra tem um downgrade que eu adoro!
Portanto, estamos a falar do desaparecimento da curvatura no ecrã OLED! Sim, é algo que definiu a gama alta Android durante muitos e longos anos. Aliás, continua a definir em várias outras fabricantes como é o caso da Xiaomi, Huawei, Honor, entre outras.
Porém, é inegável que a Samsung tomou a melhor escolha, ao enredar pelo mesmo caminho que a Apple sempre escolheu. (O iPhone nunca teve ecrãs curvos!)
Em suma, a curvatura pode parecer bonita, o aparelho pode parecer diferente e premium. Mas… no aspeto do uso no dia-a-dia não faz, nem nunca fez qualquer tipo de sentido!
Isto acaba por ser muito curioso, porque foi a Samsung a primeira a apostar na curvatura no ecrã!
Ou seja, durante anos, os modelos Galaxy mais caros, bem como os seus antecessores Galaxy Edge apresentaram ecrãs com margens curvas. Um detalhe que foi aproveitado ao longo dos anos para minimizar as margens à volta do ecrã, e claro, adicionar algumas funcionalidades especiais.
Sendo exatamente por isso que outras fabricantes acabaram por adotar a “estratégia”. Porém, tal e qual como o Google Pixel 8 Pro antes de si, o Galaxy S24 Ultra também abandonou as margens curvas dos seus antecessores e optou assim por um ecrã plano.
Normalmente, isto seria um downgrade, porque é algo que difenciava as gamas médias da gama alta, ou as gamas altas das gamas premium.
Normal, todos nós gostamos de curvas!
Porém, seja na visualização de conteúdo, ou mesmo a pegar no telemóvel, temos uma melhoria em toda a escala. Até no conforto a coisa não se nota, porque a Samsung foi inteligente e arredondou mais o aparelho em ambos os lados. Aliás, com o acabamento suave de titânio todo à volta do S24 Ultra, o aparelho até se sente mais confortável e agradável ao toque.
Em suma, não é uma diferença extremamente significativa, mas é inegavelmente uma decisão que empurra o S24 Ultra para o trono dos smartphones Android de 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!