O primeiro Intel Core 11000 chegou à Internet com 6 núcleos

Apesar do recente lançamento dos Intel Core 10000 (Comet Lake), a verdade é que os entusiastas estão mesmo é à espera dos Intel Core 11000! CPUs que por sua vez já irão contar com uma arquitetura completamente nova! Sim, vai ser no fim de 2020 (ou início de 2021) que vamos finalmente poder dizer adeus à velhinha arquitetura Skylake! No entanto, parece que os 14nm ainda vão aguentar mais uma geração.

O primeiro Intel Core 11000 chegou à Internet com 6 núcleos

intel, rocket lake

Portanto, caso não saiba, os próximos processadores da Intel já vão ser baseados numa arquitetura que originalmente deveria chegar ao mercado pela mão do processo de 10nm. Mas como o processo de produção ainda continua a ser uma dor de cabeça, os engenheiros da gigante dos micro-processadores adaptaram a arquitetura aos 14nm+++++++++++(x infinito). (Sim, os 10nm vão ficar apenas para o mercado mobile)

Dito isto, os novos Intel Core 11000 (Rocket Lake) deverão ser compatíveis com as atuais motherboards LGA1200 (Z490), trazendo algumas novidades bastante entusiasmantes como o suporte ao standard PCIe 4.0.



Pois bem, enquanto toda a gente está a olhar para as reviews acerca do i9-10900K. Parece que já é possível encontrar algumas informações bastante interessantes na base de dados 3D Mark acerca dos novos Intel Rocket Lake. Ao fim ao cabo, temos um benchmark a um processador com 6 núcleos e 12 threads com a frequência base de 3.5GHz e boost de 4.09GHz! Que além de tudo isto, trazia consigo um iGPU baseado na arquitetura Xe (Gen12).

Em suma, apesar do ‘backport’ para o processo de 14nm… É esperado que estes novos processadores sejam o início do contra-ataque da Intel a tudo aquilo que a AMD tem feito no mercado. Ao fim ao cabo, apesar da sua idade, os 14nm ainda são capazes de oferecer uma performance simplesmente brutal, tendo em contas as frequências dos produtos atuais.


O primeiro Intel Core 11000 chegou à Internet com 6 núcleos – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também