O Google Chrome vai começar a bloquear downloads ‘Inseguros’


Por em

A Google já disse várias vezes que vai começar a avisar os utilizadores acerca de potenciais downloads ‘inseguros’ que tentem fazer no Chrome. Aliás, a empresa chegou a sugerir o bloqueio automático destes mesmos downloads num futuro próximo.

Pois bem, parece que chegou a altura da funcionalidade entrar em acção! Ora leia: “Anunciamos que a partir de hoje, o Chrome vai começar a assegurar-se que as páginas seguras (HTTPS) apenas dispõem de ficheiros para download seguros.”



O Google Chrome vai começar a bloquear downloads ‘Inseguros’

Dark Mode, Chrome 79, pesquisar no Android

Portanto, na opinião da equipa por detrás do Google Chrome, “ficheiros inseguros são um risco sério para a privacidade e segurança dos utilizadores. Por exemplo, programas ‘sacados’ desta maneira, poderão ser trocados por malware por algum tipo de atacante, e posteriormente poderão servir de canais de roubo de informação, como informação bancária.”

Assim, a partir da versão 82 do Chrome, que deverá ser lançada em Abril, o Chrome vai começar a avisar se os utilizadores estiverem prestes a fazer downloads de executáveis ‘estranhos’ de sites que deveriam ser seguros.

Posteriormente, na versão 83 do Chrome, estes downloads de executáveis irão ser imediatamente bloqueados, e o aviso irá passar para outro tipo de ficheiros, como PDFs, documentos Office, etc… O mesmo irá acontecer com a versão 84 e 85. Ou seja, a Google vai implementar esta funcionalidade de segurança ao longo do tempo, versão a versão, tipo de ficheiro a tipo de ficheiro.

Estas proibições também vão chegar às versões mobile Android e iOS do Google Chrome! Contudo, não irão chegar ao mesmo tempo. A versão Desktop irá contar com tudo isto primeiramente.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Guerra de consolas? Não existe! A Microsoft não vê a Sony como rival!

Galaxy Z Flip: agora já faz sentido termos um dobrável!

Seguinte