NVIDIA vs AMD: Finalmente.. Concorrência no mercado de placas gráficas

NVIDIA vs AMD – Estamos a entrar numa nova era no mercado de placas gráficas! Depois de mais de um ano, em que uma placa gráfica basicamente custava um rim, eis que estamos finalmente a entrar numa fase de estabilidade… Ou será que não?

Afinal de contas, a NVIDIA ao ver-se sem qualquer rival no mercado no mercado de gama alta, lançou as novas NVIDIA GeForce RTX baseadas na arquitetura Turing, a um preço que simplesmente é assustador!

Além disso, parece que depois da ‘bolha’ do mining ter rebentado, algumas fabricantes têm um exagero de stock para escoar nos seus armazéns… No entanto, o preço teima em não baixar.

Enquanto tudo isto acontece, estamos prestes a entrar numa explosão de produtos de 7nm! Muito graças à TSMC e a sua capacidade de produção!

Onde temos de salientar a AMD, que parece estar a aproveitar uma rara queda da Intel, para se recuperar, e ganhar imensa quota no mercado de processadores desktop… Então, e o mercado de placas gráficas? Pois bem, parece que é o próximo alvo!

NVIDIA vs AMD – Com as mãos no processo de 7nm da TSMC, a AMD já se prepara para ir à guerra com a NVIDIA e as suas GeForce RTX

Pelo menos é isto que a CEO da AMD, a Dr. Lisa Su, quer que nós acreditemos! Especialmente, se formos ver com muita atenção o que disse acerca dos planos da empresa, na semana passada:

AMD Radeon

“Nós acreditamos, que vamos ser muito competitivos, em todos os mercados, incluindo o de placas gráficas topo de gama. Obviamente que sabemos que o nosso rival já lançou os seus novos produtos. Pois bem, nós também vamos ter os nossos próprios produtos.”

Quanto ao Ray Tracing, acho que é uma tecnologia importante, mas como todas as tecnologias importantes… Levam o seu tempo até serem realmente adotadas pelo ecossistema. Nós estamos a trabalhar muito de perto neste mesmo ecossistema. Tanto a nível de hardware como de software, e por isso esperamos que o Ray Tracing seja um elemento importante, especialmente no mercado mainstream.”

Isto caí em linha com aquilo que a CEO da AMD já tinha dito numa entrevista em Outubro.

Em que afirmou que a AMD irá ser realmente competitiva no mercado de placas gráfica de gama alta. E que além disso, está também a desenvolver produtos de muita qualidade, de modo a ter uma excelente base para o futuro.

Pelos vistos, o processo de fabrico de 7nm da TSMC é a chave para tudo isto!

No entanto, ainda não é claro, como é que a AMD pensa competir com as novas placas gráficas NVIDIA RTX.

Especialmente, depois de todos os leaks e rumores que mencionam que a arquitetura AMD Navi de 7nm, irá ser um produto para o mercado de gama média… E que no fundo, foi criada para as consolas de nova geração. (Performance ao nível da GTX 1080)

NVIDIA vs AMD – AMD quer trazer de volta o espírito da ATI de antigamente!

Parece que a AMD está a pensar implementar a sua estratégia de ‘chiplets’ no mercado de placas gráficas! Especialmente depois de ter conseguido imenso sucesso no mercado de processadores, com os primeiros EPYC, Threadripper e segunda geração EPYC.

Isto, em combinação com um novo gestor cheio de energia e de novas ideia, na forma de David Wang. Significa que a AMD não está pronta para desistir da luta… E que por isso, a NVIDIA precisa de ter muito cuidado!

Aliás, numa entrevista muito recente ao site pcgamesn.com, David Wang falou acerca da antiga rivalidade entre a ATI e a NVIDIA! Em como basicamente, uma empresa ultrapassava a performance da outra em cada lançamento, e como planeia trazer esse espirito de volta ao mercado.

AMD Radeon

NVIDIA vs AMD – No fundo, parece uma excelente ideia! E é assim que os jogadores ficam excitados de maneira a trocar de hardware mais e mais vezes

Similarmente, com concorrência no mercado, a NVIDIA não pode continuar a usar a estratégia de preços dos últimos anos, o que em suma, significa hardware mais barato para todos.


O que pensam sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!