Muito tem sido dito acerca da nova geração de placas gráficas, que entretanto, deve ser uma realidade no final do terceiro trimestre do ano, ou início do quarto trimestre (Isto, pelo menos no caso da NVIDIA, que parece estar um pouco mais avançada que a AMD.)
No entanto, de forma extremamente curiosa, segundo as mais recentes informações, a NVIDIA foi obrigada a mudar muita coisa na arquitetura Ada Lovelace, devido à evolução estrondosa da AMD. É que as novas RTX 40, deviam ser apenas um ligeiro ‘refresh’ às atuais RTX 30, de forma a fazer render o peixe, e tentar aumentar ainda mais as margens de lucro. Mas não!
A AMD está forte, tem o grande objetivo de ultrapassar a NVIDIA! Por isso, vamos ter um duelo entre duas gigantes, como há muito tempo já não se via!
NVIDIA vs AMD: Corrida aos 100 TFLOPs = Corrida ao domínio!
Portanto, estamos finalmente a ver uma corrida tecnológica entre a NVIDIA e a AMD, para ver quem chega primeiro aos 100 TFLOPs de potência computacional (FP32). Mais concretamente, estamos a ver um duelo entre o GPU AD102 (Ada Lovelace) da NVIDIA e o GPU Navi 31 (RDNA 3) da AMD, que por sua vez, vão dar origem à RTX 4090 e RX 7950 XT.
No entanto, parece que a AMD tem algumas vantagens neste campo, ao ser capaz de oferecer um design MCM! Uma maneira diferente de fazer as coisas, que pelos vistos, vai resultar numa triplicação dos núcleos de processamento dentro do GPU! Isto, sem um aumento muito significativo no TDP da placa gráfica. Já a NVIDIA, está a levar a sua arquitetura ao limite, ao continuar a contar com um design monolítico. Por isso mesmo, a sua placa gráfica mais poderosa está agora a ser testada nos 900 de TDP.
Tanto a AMD como a NVIDIA, têm acesso aos processo de 5nm EUV da TSMC. No entanto, no caso da AMD, como vamos ter mais que um chip dentro do mesmo pacote, é muito provável que também existam partes baseadas no processo de 6nm.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!