Inicio Especiais NVIDIA vai apostar tudo em 2020 para meter a AMD no bolso!

NVIDIA vai apostar tudo em 2020 para meter a AMD no bolso!

Apesar da NVIDIA ser a rainha e senhora do mundo das placas gráficas, a verdade é que a gigante verde não estava nada à espera que a AMD fizesse o que fez com a sua gama de placas gráficas Navi, especialmente as RX 5700, RX 5700 XT e RX 5600 XT que impressionaram forte e feio no campo do desempenho/preço.

Caso não se lembre, a AMD até fez ‘bait’ à NVIDIA em ambos os lançamentos! Visto que primeiramente ‘enganou’ a NVIDIA com um preço mais alto nas RX 5700, prontamente baixando-o para fazer undercut às novas RTX 2070 Super e RTX 2060 Super, quando estas foram anunciadas. E posteriormente lançou uma atualização da BIOS para a RX 5600 XT, quando a NVIDIA resolveu baixar o preço da RTX 2060.



Em suma, mesmo com o trono da performance, a NVIDIA quer garantir que mete a AMD no seu devido lugar na próxima geração de placas gráficas! Isto depois da rival ter decidido brincar demasiado nos últimos meses.

NVIDIA vai apostar tudo em 2020 para meter a AMD no bolso!

NVIDIA AMD 2020

Portanto, antes de mais nada, temos de perceber o porquê da AMD ter conseguido roubar quota de mercado à rival NVIDIA. Uma das razões já foi dita em cima, que foi nada mais nada menos que lançamentos agressivos, prontos a atacar os produtos da rival.

Contudo, é inegável que um dos factores mais importantes foi mesmo o facto da AMD ter tirado partido do seu processo de produção mais avançado, para lançar produtos verdadeiramente interessantes. Ou seja, basicamente o que fez com a gama de processadores Ryzen. O que claro está, irritou imensamente a gigante das placas gráficas, por isso, em 2020 vamos ver a implementação de uma estratégia a sério para eliminar a AMD e as suas placas gráficas Navi da equação.

1. A NVIDIA tem muitos jogadores à espera da altura ideal para o upgrade

Caso não saiba, apenas 2% dos utilizadores de placas gráficas NVIDIA contam com uma placa de última geração na sua máquina (Turing). Aliás, 90% dos jogadores com componentes da empresa, usa uma placa gráfica abaixo dos níveis de performance da GTX 1660 Ti.

Por isso, é fácil dizer que existe muito boa gente à espera de uma geração de placas gráficas realmente inovadora para dar o salto! Ao fim ao cabo, apesar de potentes, as RTX 2000 não foram de maneira nenhuma um grande passo em frente, visto que a RTX 2080 apenas igualou a GTX 1080 Ti.

A única placa com níveis de performance superiores foi mesmo a RTX 2080 Ti, mas verdade seja dita, é demasiado cada.

2. A AMD já não tem a vantagem no processo!

As novas placas gráficas RTX 3000 baseadas na arquitetura Ampere já deverão contar com o processo de produção de 7nm da TSMC, em vez dos 12nm que a arquitetura Turing trouxe para cima da mesa.

Como tal, deverão ser capazes de oferecer um bom ‘boost’ na performance e eficiência energética. Aliás, vários rumores e ‘leaks’ apontam para que as novas placas Ampere sejam 50% mais rápidas em relação às suas antecessoras, isto ao mesmo tempo que consomem metade da energia.

3. Preços mais baixos?

A NVIDIA já percebeu que tem concorrência no mercado, e como tal, vai ter de abandonar a estratégia de “qualidade tem de ser paga”. Assim, caso a fabricante lance produtos com performance bastante acima daquilo que a AMD consegue lançar no mercado, a preços ‘justos’… É impossível não vencer esta guerra!


Entretanto, é esperado que tanto a NVIDIA como a AMD lancem a sua nova gama de placas no fim do verão, mais tardar em Outubro.

NVIDIA vai apostar tudo em 2020 para meter a AMD no bolso! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...