A NVIDIA acabou de apresentar um demo da primeira renderização com a tecnologia Ray Tracing em tempo real! Tudo isto com uma nova placa gráfica RTX Quadro produzida com a nova arquitetura Turing! Sim, a arquitetura que deverá ser usada nas novas placas gráficas GeForce!
A NVIDIA tem feito vários ‘teases’ desta arquitetura, mas hoje foi a primeira vez que a placa baseada nela sorriu para as câmeras! Isto ao mesmo tempo que DIZIMAVA um conjunto de cenas ‘ray traced’ em tempo real!
As placas gráficas NVIDIA ‘Turing’ RTX Quadro 8000/6000/5000 com 48GB de memória GDDR6 são uns autênticos monstros capazes de fazer Ray Tracing em tempo real!
A empresa mostrou hoje na SIGGRAPH aquilo que parece ser o chip Turing GT104… E é um monstro!
Com a nova placa gráfica RTX Quadro a conseguir processar 10 GigaRays por segundo, sendo ainda capaz de 16 TFLOPs! Em paralelo, também consegue calcular 500 Triliões de operações Tensor por segundo e até 100GB/s de largura de banda com o NVLINK.
Ao contrário do processador gráfico Pascal, que consistia primariamente em unidades Shader e Compute… O GPU Turing é um passo revolucionário em design, consistindo em três partes:
- Núcleo Tensor
- Núcleo RT
- Núcleo Shader & Compute
Quando a NVIDIA fala em núcleos, não corresponde bem à verdade, porque são segmentos dentro do mesmo chip! O núcleo Tensor consegue 125 TFLOPs de FP16 enquanto o núcleo Ray Tracing consegue produzir 10 Giga Rays por segundo.
O chip em si contêm 18.6 mil milhões de transistores, com o tamanho massivo de 754mm²! A frequência base também impressiona com 1.75GHz, isto já para não falar dos 48GB de memória GDDR6 com um bus de 384-bit e a frequência de 14 Gbps para uma largura de banda total de 672 GB/s.
No entanto, há mais! A nova séria de placas gráficas NVIDIA RTX conta ainda com um novo software stack, que irá permitir acelerar imensamente as aplicações de ray tracing e renderização!