Inicio Apple Novo estudo revela: macOS é mais vulnerável que o Windows!

Novo estudo revela: macOS é mais vulnerável que o Windows!

A quantidade de malware no macOS é superior ao Windows pela primeira vez. Esta informação chega-nos do mais recente estudo State of Malware da empresa de software antivírus Malwarebytes.

Novo estudo revela: macOS é mais vulnerável que o Windows!

As estatísticas que pode ver abaixo são o resultado de um estudo feito em 2019 acerca das plataformas mais atacadas. Mais especificamente, encontraram uma média de 11 ameaças por dispositivo Apple Mac, o que representa cerca de duas vezes a média de 5,8 no Windows.

macOS é

Pela primeira vez, a plataforma da Apple superou a equivalente da Microsoft. De facto, considerando uma média de 4,8 ameaças publicadas no ano passado, vimos um aumento bastante preocupante. Para ser sincero, não tinha a mínima noção disto.

Entretanto, de acordo com as próprias observações de Malwarebytes, o número de utilizadores do MacOS que instalaram o anti-malware em questão também aumentou significativamente.

De acordo com o responsável da área de Mac e Mobile da Malwarebytes, Thomas Reed, “as pessoas têm de entender que não estão seguras apenas porque estão a utilizar um mac”.

macOS é

As máquinas Windows ainda dominam a participação de mercado e tendem a ter mais vulnerabilidades de segurança, o que há anos as torna no alvo maior e mais fácil para hackers. Mas, à medida que os computadores da Apple vão ganhando cada vez mais popularidade, os criminosos parecem concentrar mais a sua atenção nas versões do macOS que os alimentam.

O Malwarebytes afirmou que houve um aumento de 400% nas ameaças para dispositivos Mac de 2018 a 2019.

“Há uma tendência crescente de ameaças para o Mac que atingem uma população que ainda acredita que os Macs não apanham vírus”, afirma o responsável da Malwarebytes. “Ainda encontro frequentemente pessoas que acreditam firmemente nisso e que acreditam que o uso de qualquer tipo de software de segurança não é necessário ou até prejudicial. Isto faz do macOS um terreno fértil para a entrada de novas ameaças, enquanto é de conhecimento geral que os PCs com Windows necessitam de software de segurança. ”

macOS é

Além disso, o relatório afirma que os tipos de ameaças diferem entre os sistemas operativo. Assim, os dispositivos Windows são propensos a malware “tradicional”. Já as dez principais ameaças para Mac consistem em adware e programas potencialmente indesejados.

Entretanto e já que falámos do Windows fica aqui o alerta. Não instale o último update. Veja aqui porquê.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Windows 10: AMD, Nvidia e Intel têm novos updates! Atualize já

Todos queremos um PC a dar o máximo e sobretudo que esteja pronto para as próximas versões do Windows 10 e também para os...

Mega-promoção 2020 Cyber Week: Windows 10 a 7 Euros

Apesar da grande venda da Black Friday já ter acabado, assim como a Cyber Monday, as megapromoções não param. Assim, a Godeal24.com já preparou...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade! Atualize já

Em Setembro do ano passado, a Google adicionou uma nova visualização de memórias no Google Fotos. A ideia é ajudar os utilizadores a descobrirem...

Espera por Cyberpunk 2077? Streams só depois do lançamento!

Estando a apenas uma semana de distância, Cyberpunk 2077 já faz com que vários jogadores sintam aquele friozinho na barriga. Afinal de contas, este...

Nova personagem bombástica vai chegar ao Fortnite! Krat…

Apesar de já se encontrar no mercado há uma série de anos, Fortnite não parece querer desacelerar. Afinal de contas, depois da nova season...