Novo estudo revela: macOS é mais vulnerável que o Windows!

A quantidade de malware no macOS é superior ao Windows pela primeira vez. Esta informação chega-nos do mais recente estudo State of Malware da empresa de software antivírus Malwarebytes.

Novo estudo revela: macOS é mais vulnerável que o Windows!

As estatísticas que pode ver abaixo são o resultado de um estudo feito em 2019 acerca das plataformas mais atacadas. Mais especificamente, encontraram uma média de 11 ameaças por dispositivo Apple Mac, o que representa cerca de duas vezes a média de 5,8 no Windows.

macOS é

Pela primeira vez, a plataforma da Apple superou a equivalente da Microsoft. De facto, considerando uma média de 4,8 ameaças publicadas no ano passado, vimos um aumento bastante preocupante. Para ser sincero, não tinha a mínima noção disto.

Entretanto, de acordo com as próprias observações de Malwarebytes, o número de utilizadores do MacOS que instalaram o anti-malware em questão também aumentou significativamente.

De acordo com o responsável da área de Mac e Mobile da Malwarebytes, Thomas Reed, “as pessoas têm de entender que não estão seguras apenas porque estão a utilizar um mac”.

macOS é

As máquinas Windows ainda dominam a participação de mercado e tendem a ter mais vulnerabilidades de segurança, o que há anos as torna no alvo maior e mais fácil para hackers. Mas, à medida que os computadores da Apple vão ganhando cada vez mais popularidade, os criminosos parecem concentrar mais a sua atenção nas versões do macOS que os alimentam.

O Malwarebytes afirmou que houve um aumento de 400% nas ameaças para dispositivos Mac de 2018 a 2019.

“Há uma tendência crescente de ameaças para o Mac que atingem uma população que ainda acredita que os Macs não apanham vírus”, afirma o responsável da Malwarebytes. “Ainda encontro frequentemente pessoas que acreditam firmemente nisso e que acreditam que o uso de qualquer tipo de software de segurança não é necessário ou até prejudicial. Isto faz do macOS um terreno fértil para a entrada de novas ameaças, enquanto é de conhecimento geral que os PCs com Windows necessitam de software de segurança. ”

macOS é

Além disso, o relatório afirma que os tipos de ameaças diferem entre os sistemas operativo. Assim, os dispositivos Windows são propensos a malware “tradicional”. Já as dez principais ameaças para Mac consistem em adware e programas potencialmente indesejados.

Entretanto e já que falámos do Windows fica aqui o alerta. Não instale o último update. Veja aqui porquê.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub