Estas são as novidades a chegar às apps e serviços Google

Quando pensamos na Google lembramo-nos essencialmente das pesquisas normais. Mas na realidade até nesta simples função há muitas coisas escondidas. É que até podemos pesquisar por voz, imagens e inclusivamente som ambiente. No evento Google Search On 2022, a empresa anunciou sete formas fundamentais de melhorar a experiência de pesquisa e torná-la mais intuitiva e útil. Mas no meio de tantas novidades o que vai chegar em concreto às apps e serviços Google? É exatamente isso que vamos explicar.

Estas são as novidades a chegar às apps e serviços Google

Pesquisas mais aproximadas da vida real

Quando queremos encontrar uma coisa na vida real podemos mostrar a imagem a uma pessoa e explicar-lhe mais coisas sobre isso. Ora a Google vai levar isto para as pesquisas na Internet. É uma função que se chama Multisearch e foi demonstrada pela primeira vez no evento Google I/O 2022.

Estas são as novidades a chegar às apps e serviços Google

Com o Multisearch, pode adicionar uma consulta de texto em cima de uma pesquisa de imagem. Por exemplo, depois de fazermos uma pesquisa e carregarmos na imagem de um rato de computador podemos adicionar o texto de pesquisa sem fios.

Isto torna a pesquisa muito mais poderosa.

Filtros de pesquisa

A Google também está a introduzir filtros de pesquisa que pode adicionar a consultas de texto para resultados mais rápidos. Por exemplo, se estiver à procura de uma casa pode juntar filtros “para casais”, “para viver”, “para famílias” e muito mais.

Tradução de texto em fotos guardadas

Também pode adicionar tópicos para aprofundar a sua pesquisa e ver imagens relevantes, vídeos, mapas, notícias e muito mais.

Estas são as novidades a chegar às apps e serviços Google

Se tiver uma imagem no seu telemóvel que tenha texto de um idioma que não entende, pode usar o Google Lens para traduzi-lo e reescrevê-lo de volta na imagem. Conseguir o mesmo resultado no Photoshop levaria muito tempo, mas com o Google Lens, qualquer um pode fazê-lo instantaneamente.

Melhorias no Google Maps

O Google Maps está cada vez mais poderoso e vai ficar ainda mais. Assim vamos poder ter uma melhor ideia do que se passa de interessante em cada bairro. Deste modo sabemos se vale a pena uma visita.

Por outro lado, com a vista imersiva, podemos ter uma vista aérea 3D renderizada de um local, verificar as condições de tráfego em tempo real e ver as previsões meteorológicas. Pode até olhar para o interior de alguns estabelecimentos através do que parece ser um tiro de drone em movimento, mas é apenas uma renderização neural de imagens. É também uma ótima forma de explorar novas cidades no Google Maps.

Por fim, o Live View é uma funcionalidade de realidade aumentada que pretende tornar o Google Maps mais acessível. Com ele, pode utilizar o smartphone para obter informações sobre tudo o que o rodeia. No fundo é como se o smartphone se transformasse nuns óculos especiais de realidade aumentada em que obtemos todo o tipo de informações.

Sugestões de compras personalizadas

A Google vai ajudar-lhe a encontrar comidinha da boa. Assim, ao procurar um item alimentar, surgem restaurantes próximos que o servem juntamente com preços, classificações, ingredientes usados, e se corresponde às suas preferências alimentares, como vegan, vegetariano, sem glúten, e muito mais.

Entretanto se estiver a navegar no vestuário. 

Ao navegar no vestuário, temos agora a funcionalidade de aparência. Assim sugere itens que combinam bem com a sua seleção. Também pode inspecionar os produtos de uma forma mais imersiva através de rotações automatizadas de 360 graus semelhantes à forma como o faz na vida real.

Rotas sugeridas de acordo com o seu tipo de motor

No ano passado, o Google Maps introduziu uma forma de reduzir as suas emissões de carbono. Para isso passou a sugerir rotas que são as mais eficientes em termos de combustível.

Agora vai pode ver as rotas mais eficientes em termos de combustível com base no tipo de motor do seu veículo (híbrido, elétrico, diesel ou gasolina) para maximizar a sua eficiência. E se estiver à procura de um carro novo, também poderá ver os seus custos anuais de combustível e estimativas de emissões.

Assim estas são as principais novidades a chegar aos serviços e apps Google que sem dúvida vão tornar tudo muito melhor.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados