Google Lens já permite pesquisar imagens no Google

A pesquisa inversa de imagens é muito fácil de utilizar na versão web da Google. Dito isto, basta dirigirmo-nos ao Google Imagens, tocar no pequeno ícone da câmara e carregar em qualquer imagem que queiramos procurar. No smartphone o Google Lens também faz algo semelhante mas de uma forma mais complicada. No entanto tudo vai mudar. É que o Google Lens vai permitir pesquisar as imagens diretamente no Google Imagens.

Google Lens já permite pesquisar imagens no Google

O site 9to5Google descobriu esta novidade e percebeu que esta plataforma tem uma nova função que leva a pesquisa de imagens na Google ao Lens. Assim quem tiver direito a esta novidade e estiver nesta app vai dar conta de um botão flutuante no canto inferior direito do ecrã. É na prática um globo com uma lupa. Se tocarmos nele é aberta uma instância do browser no Google Imagens com os resultados da pesquisa que efetuámos.

Google Lens pesquisar imagens

Anteriormente, se quisesse utilizar a funcionalidade de pesquisa de imagem inversa no Google Imagens, tínhamos de carregar a versão para desktop do website ou utilizar uma solução de terceiros. Claro que existia o Lens para o efeito, no entanto não funcionava tão bem. No entanto, como isto está a ser disponibilizado de forma faseada ainda vai demorar um pouco até chegar a todos. Até lá podemos utilizar os métodos normais como explicamos abaixo.

Como utilizar a pesquisa inversa de imagens da Google

pesquisa inversa imagens Google

- Advertisement -

Quando faz a pesquisa inversa de uma foto, coloca uma imagem ou um link para uma imagem na barra de pesquisa. Isto em vez de uma pesquisa por texto. Depois a Google vai trazer-lhe os resultados respetivos. Assim é algo que pode ser útil em várias situações. Nos tempos atuais há os mais variados esquemas na Internet onde as pessoas roubam perfis e utilizam fotos de outros para ocultarem a sua identidade. Ora isto pode ajudar a perceber se está a lidar com uma destas situações. Entretanto pode fazer esta pesquisa inversa, tanto no computador como nos dispositivos móveis.

Encontrar mais informações sobre as imagens que estão na Google

Assim para encontrar mais informações sobre o Android ou iOS terá de descarregar em primeiro lugar o Google Chrome. Se estiver num Android pode fazê-lo aqui. No iOS pode descarregar aqui.

Dentro do Chrome comece por abrir este endereço images.google.pt. Escreva aquilo que quer encontrar. Entretanto vão aparecer-lhe várias imagens como mostra o screenshot abaixo.

pesquisa inversa imagens Google

A seguir escolha uma imagem. Depois carregue por cima dela e vai aparecer-lhe um menu. Nele deve escolher a opção Pesquisar esta imagem no Google.

Google imagens

Assim isto funciona tanto no Android como no iOS mas, como referi, terá de ter o Chrome instalado.

Encontrar mais informações sobre as imagens que estão no smartphone

Para esse efeito terá também de abrir o endereço images.google.pt.

Depois clique nos três pontos e escolha entretanto a opção pedir site para computador.

Agora o Google Imagens vai aparecer como se estivesse no seu PC. Entretanto na barra de pesquisa vê o símbolo de uma máquina fotográfica.

Clique lá e depois aceda ao separador Carregar Imagem. A seguir é só escolher ficheiro.

Aí pode surgir a opção que diz pretende permitir que a aplicação Chrome tire fotos e grave vídeo? É só carregar em permitir. Depois é so indicar onde se encontra a foto. Aí a imagem será carregada e a Google vai procurar por mais informações e imagens semelhantes.

Pesquisa de imagens no computador

Na prática é como fizemos acima. Assim tudo o que tem a fazer é aceder ao endereço images.google.pt. Depois é so carregar no símbolo da câmara e escolher a opção carregar uma imagem. Logo a seguir indique o sítio onde ela se encontra no seu computador.

Entretanto também pode arrastar a imagem do seu computador diretamente para a área de pesquisa.

Como vê é simples utilizar o Google e mais concretamente as imagens para obtermos informações adicionais acerca das fotos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.